Cultura - Teatro

Performance de dança  interage com as crianças em São Paulo

22 de Agosto de 2018

Criado em 2010 pela artista e educadora Uxa Xavier, o grupo Lagartixa na Janela tem como  identidade apresentações em espaços não convencionais, como ruas, praças, parques e áreas externas de equipamentos culturais. Breves Partituras para Muitas Calçadas, o trabalho mais recente do grupo, está em temporada por São Paulo, onde espaços públicos são apropriados junto com as crianças do entorno para performar o brincar na rua a partir dos traços do giz.

As apresentações estão em andamento no Parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara dias 22 de agosto, quarta, 15h; 28 de agosto, terça, 10h; e 30 de agosto, quinta, 10h. Em setembro, haverá sessões no Vale do Anhangabaú dias 4 e 11 de setembro, terças-feiras, às 10h30.

Foto: Silvia Machado

Cinco performers utilizam o giz como objeto relacional para criar novos espaços no ambiente urbano. O giz foi escolhido pela sua associação rápida com a infância e pelas infinitas formas que pode originar. Além disso, o fato de se tratar de um material efêmero, contribui para a concepção da performance, que também revela  os rastros deixamos para trás por onde quer que passemos. "Nosso trabalho é construído a partir de muita investigação e reflexão, principalmente no que se refere a conectividade das performers e ao  outro. Temos partituras que são como eixos móveis, onde o encontro com a criança e o que ela responde é absorvido pelas artistas. Estamos lá para viver encontros", diz Uxa.

Realizada em plena relação com as crianças, Breves Partituras para Muitas Calçadas ressalta as principais características do Lagartixa na Janela, como não dissociar os processos criativos dos pedagógicos – no sentido de que viver arte também é uma  forma de construir conhecimento – e também em olhar/viver arte de uma forma menos hierárquica. "Uma das prioridades  do Lagartixa é a busca por desarticular o estigma de que  a  arte é algo que não se pode tocar, sentir e até mesmo se envolver", conta a diretora. Para ela, a arte ainda ocupa um lugar muito mítico na sociedade, em que seu discurso é produzido para uns e não para todos: motivo que reforça ainda mais a importância de estimular encontros nos espaços urbanos.

O grupo criou três eixos de sustentação na construção de  seus trabalhos: o ético, o político e o estético. "A partir do momento em que estamos ocupando um espaço público, sabemos que essa ação é política, pois ela transforma, atravessa, muda direções e gera contemplações. Isso reverbera no outro, em suas percepções, devaneios e imagens poéticas sobre a cidade", diz Uxa.

Serviço

Breves Partituras para Muitas Calçadas

Gratuito | 40 minutos | Livre.

Parque Lina e Paulo Raia - R. Volkswagen - Jabaquara, São Paulo - SP, 04308-000 

Dia 22/8, quarta-feira, 15h

Dia 28/8, terça-feira, 10h

Dia 30/8, quinta-feira, 10h

Vale do Anhangabaú – Centro

Dias 4 e 11/9, terças-feiras, 10h30

Comentários
Assista ao vídeo