Notícias - Motor

Processos produtivos que garantem mais do que qualidade

21 de Agosto de 2018

Responsável por transferir o movimento do motor para a roda traseira, o kit de transmissão - formado por coroa, pinhão e corrente - é, sem dúvidas, um dos componentes mais importantes de uma motocicleta.

A reposição destas peças exige alto nível de confiança e as mesmas características de qualidade das peças originais que saem das montadoras. Mas como saber se a peça de reposição encontrada no mercado possui o mesmo desempenho – e, consequentemente propicia a mesma segurança aos usuários de motocicletas?

Em muitos casos esta não é a realidade e, por isso, é preciso ficar atento e ser prudente na escolha de produtos certificados e que atendem todas as normas técnicas exigidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O Grupo EBFVAZ, 100% nacional e que possui 50 anos de experiência na fabricação dos kits de transmissão com a marca VAZ, mantém fortes investimentos em seu parque fabril localizado em Jundiaí (SP) para garantir produtos que atendem integralmente às especificações dos produtos originais.

Processo produtivo de ponta

Altamente automatizado, o parque fabril do Grupo EBFVAZ tem capacidade para produzir mensalmente mais de 1 milhão kits de transmissão e suas partes, sendo responsável por todo o processo produtivo, que envolve metalurgia, injeção/extrusão, estamparia de precisão, acabamento, tratamento de indução térmica, embalagem e separação de mercadorias.

Ao todo, são mais de 500 equipamentos que incorporam avançadas tecnologias. Entre eles desbobinadores, prensas hidráulicas e mecânicas - incluindo 26 prensas fineblanking (corte-fino), esteiras de separação de peças/sucata, ferramental desenvolvido internamente, transportadores de sucata automáticos e inteligentes, centros de usinagem CNC, tornos CNC robotizados, retíficas, exaustores para controle ambiental, linha automática de pintura eletrostática, fornos de indução, carbonitretação, têmpera bainítica e a vácuo, além dos mais avançados e automatizados equipamentos para acabamento, rebarbação, embalagem e armazenagem vertical totalmente robotizada.

Laboratórios próprios para testes e avaliações

Para testar os produtos fabricados, a EBFVAZ utiliza dinamômetros, que avaliam as performances das peças (ganhos de rendimento) e endurance (analisa-se tanto se o desgaste está ocorrendo da maneira correta quanto o aumento na vida útil dos itens avaliados). O dinamômetro de transmissão é o responsável por testar coroas, correntes e pinhões. Acionado por um motor elétrico de potência equivalente a 200cv, além da capacidade de simular as variações de velocidade e o uso constante (repetibilidade), também são feitos testes de tração durante o uso.

Outros laboratórios são responsáveis por testes e avaliações das matérias-primas e dos produtos fabricados. Todas as etapas de produção são monitoradas e para homologar os itens gerados, a empresa dispõe de equipamentos para ensaios de performance, stress, ensaios de tração, repetibilidade, compressão, fadiga e testes de corrosão (salt spray), entre outros.

A cada desenvolvimento de produto, a EBFVAZ analisa o projeto original e dentro da sua estrutura busca o aprimoramento e inovações, a fim de levar ao mercado as melhores peças. Considerando as metas e tolerâncias do item original da motocicleta, procura obter ganhos em rendimento e durabilidade, seja nos produtos de dimensões iguais as da original da moto ou nas versões que desenvolve. A responsabilidade com a segurança do motociclista vem em primeiro lugar, por isso, não mede esforços para manter um processo produtivo de alto desempenho.

 Perfil Grupo EBFVAZ

O Grupo EBFVAZ, fundado em 1963 e com produção 100% nacional, atua no mercado de autopeças (com pastilhas de freio da marca ECOPADS) e motopeças (com a marca VAZ) para o qual fornece coroa, pinhão e corrente (kits completos de transmissão e suas partes), pastilhas de freio, capacetes, sapata de freio, entre outros. Ao todo são oferecidos cerca de 6.000 itens.

Com um parque fabril robusto, automatizado e produção verticalizada, que garante o controle da qualidade em todas as etapas do processo, o grupo EBFVAZ é reconhecido por sua tradição e seriedade. A empresa faz investimentos sucessivos em maquinários e equipamentos de última geração, além de contar com laboratórios próprios e alta capacidade técnica e produtiva para diferentes tipos de projetos e produtos.

Todos os produtos EBFVAZ são certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e atendem todas as normas técnicas vigentes. Ciente de sua responsabilidade com os itens qualidade e segurança, a empresa investe em tecnologias de ponta, como o sistema de estampagem fineblanking, que permite um excelente acabamento das bordas cortadas e maior precisão das peças acabadas e o tratamento térmico de indução para a fabricação de todos os tipos de coroas. Este processo de têmpera torna os dentes de aço das coroas mais resistentes ao desgaste, aumentando consideravelmente sua durabilidade e resistência.

O Grupo EBFVAZ conta com aproximadamente 700 colaboradores e possui duas unidades fabris no Estado de São Paulo (Jundiaí e Louveira) e dois Centros de Distribuição, localizados em João Pessoa (PB) e Goiânia (GO). A empresa possui sete mil clientes ativos em todo o Brasil e sua equipe comercial é formada por 100 vendedores diretos e representantes que atendem ao mercado de reposição de todo o País.

Comentários
Assista ao vídeo