São Paulo parou na noite de sábado, no Allianz Parque, o velho estádio do verdão, com a chegada da turnê dos Tribalistas após anos separados. Canções de amor, fãs de todas as idades e uma onda "zen" , tomou conta do espaço.
Os Tribalistas conseguiram fazer um dos melhores espetáculos dos últimos anos, completo irreverente, verdadeiro e sensacional. Uma sintonia de amor envolveu o estádio lotado com o público cantando, dançando e curtindo loucamente os três ícones da MPB. Não faltaram sucessos, animação, romance e Bis.
“Somos muitos, quando juntos/somos um só”. Na canção do novo álbum dos Tribalistas, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte reafirmam o laço afetivo-musical que os une há mais de 25 anos com parcerias que brilharam em dois discos em trio, diversas canções gravadas em seus álbuns individuais e por outros artistas, antes e depois do estrondoso sucesso do primeiro CD em conjunto, de 2002.
“Meu convívio criativo e afetivo com Marisa e Carlinhos é uma das fontes mais férteis que me nutrem. Cada encontro nosso, para compor, cantar, gravar, conversar ou dar risada, desperta uma energia muito inspiradora, que agora podemos celebrar ao vivo com nosso público", diz Arnaldo Antunes.
Nos 15 anos que separam o primeiro do segundo álbum, os Tribalistas incluíram em seus shows solos canções que se tornaram sucesso nacional e internacional, como “Passe em Casa”, “Velha Infância” e “Já Sei Namorar”. Essas e outras de ambos os discos formaram a base do roteiro do show dirigido por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte e Leonardo Netto, que também teve parcerias do trio gravadas por outros artistas ou por eles mesmos em outros projetos. A banda é formada por Dadi Carvalho (baixo, guitarra, bandolim e teclados), Pedro Baby (violão e guitarra), Pretinho da Serrinha (cavaquinho) e Marcelo Costa (bateria).
Um cenário moderno, tecnológico e sensacional, encantou os fãs com grandes telões e cores vibrantes. Batman Zavareze, responsável pelo Festival Multiplicidade e pela direção de arte do impactante show “Verdade Uma Ilusão” de Marisa, criou o cenário da turnê unindo música, arte e tecnologia.
"Dividir o palco com Carlinhos e Arnaldo é uma soma cujo resultado vai além de nós mesmos.”, afirma Marisa Monte.
A carioca Marisa, o paulista Arnaldo e o baiano Carlinhos moram cada um em sua cidade de origem, o que torna raro se encontrarem fisicamente para compor. A escolha de Salvador para lançamento da turnê foi apropriada. Foi lá que o projeto Tribalistas nasceu quando Brown produzia com Alê Siqueira o álbum Paradeiro, de Arnaldo Antunes, em 2001. Convidada a participar da faixa-título, Marisa permaneceu na cidade com eles e dali nasceram quase duas dezenas de canções. Alê Siqueira assinou com eles a coprodução de ambos os álbuns pilotados por Marisa, que também contou com Daniel Carvalho no segundo.
O meio musical passou por grandes transformações nesses 15 anos. Com mais de 3 milhões de CDs vendidos no Brasil e no mundo sem fazer shows, os Tribalistas voltaram a surpreender com a inovadora iniciativa de lançamento do segundo álbum com uma transmissão ao vivo de grande impacto na fanpage dos três artistas, vista durante uma hora simultaneamente por 5,62 milhões de fãs em 52 países, em que apresentaram quatro canções: “Diáspora”, “Um Só”, “Fora da Memória” e “Aliança”.
Lançado, em agosto de 2017, em CD e DVD pela Universal Music e nas plataformas digitais pela Altafonte, o álbum já é Disco de Ouro no Brasil e ganhou versão em vinil juntamente com o de 2002.
"Minha maior expectativa é reencontrar os Tribalistas que estão além de Marisa, Arnaldo e eu, que é essa legião de pessoas que deu alma e ouvido ao nosso repertório nesses últimos 15 anos. Nós nos propomos a servir através da música e fazemos isso com tanta naturalidade e espontaneidade que o clima que criamos contagia a nós mesmos.", fala Carlinhos Brown
Os Tribalistas deixaram a Música Popular Brasileira mais pura, mais limpa, profunda, em ritmos e letras que mexem com o coração e a alma do brasileiro. Sem dúvida, fizeram desse show, um momento histórico inesquecível.
Fotos- Alexandre Nicotteli