Notícias -

Mortos por desabamento de viaduto na Itália chegam a 35

14 de Agosto de 2018

Desabamento de viaduto na região de Gênova deixou pelo menos 35 mortos na Itália REUTERS/Stefano Rellandini/14.08.2018 Subiu para 35 o número de mortos em decorrência do desabamento de um viaduto perto da cidade portuária de Gênova, no norte da Itália, nesta terça-feira (14). As informações foram são da Agência Ansa.

O viaduto, chamado de Ponte Morandi, sofreu um colapso estrutural, segundo a Defesa Civil local. Choveu muito nesta manhã na região e havia pontos de alagamento no momento do acidente.

De acordo com socorristas ouvidas pela Ansa, há risco de que outras partes do viaduto entrem em colapso. A área ao redor do viaduto foi evacuada por conta do risco de novos desabamentos.

Acidente esfacelou 100 metros do viaduto

Na hora do acidente, havia entre 30 e 35 carros sobre o viaduto, além de três caminhões.

O viaduto atravessa Polcevera, em Gênova, e passa pelos bairros de Sampierdarena e Cornigliano, que ficam próximos ao aeroporto local. É considerado uma das principais vias de acesso pela capital da Ligúria.

Em imagens cedidas pela polícia italiana é possível ver parte do trecho de 100 metros do viaduto se esfacelando. Assista abaixo.

Resposta das autoridades

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, foi informado do acidente e está acompanhando o caso com seu gabinete — ele deve visitar o local ainda nesta terça-feira. Matteo Salvini, ministro do Interior, disse que 200 bombeiros estão tentado resgatar as vítimas. "Estou seguindo com a máxima apreensão o que aconteceu em Gênova, e parece ser uma tragédia. Estamos em contato com a empresa que administra a autoestrada", disse o ministro dos Transportes da Itália, Danilo Toninelli.

Líderes internacionais também demonstraram solidariedade à Itália pelo desabamento. "Os nossos pensamentos estão com as vítimas, com seus familiares e com todo o povo italiano", escreveu o presidente francês, Emmanuel Macron, em sua conta oficial no Twitter. "A França está ao lado da Itália nesta tragédia e permanece pronta para dar o apoio necessário."

A chanceler alemã, Angela Merkel, também comentou sobre o acidente em Gênova. "Envio a minha solidariedade ao povo de Gênova e de toda a Itália depois desse terrível desabamento da ponte", disse. "O meu pensamento e o de muitos alemães vai às vítimas e a seus familiares", acrescentou.

Histórico

O viaduto Polcevera, chamado de Ponte Morandi, atravessa Polcevera, em Gênova, e passa pelos bairros de Sampierdarena e Cornigliano, que ficam próximos ao aeroporto local. É considerado uma das principais vias de acesso pela capital da Ligúria. Projetado pelo engenheiro Riccardo Morandi, o viaduto foi construído entre 1963 e 1967 e chegou a ser batizado e "Ponte do Brooklyn" pelas semelhanças com o ponto turístico de Nova York.

A construção mede 1.182 metros e obras de reestruturação no local haviam sido realizadas em 2016. Segundo a ANSA, o viaduto atualmente passava por novas obras de manutenção e estava com um guindaste instalado para auxiliar os trabalhos, informou a empresa Autostrade, que administra as rodovias da Itália.

Fonte: R7

Comentários
Assista ao vídeo