Viver - Saúde

Entenda a periodontia.

9 de Agosto de 2018

A Drª Cinthia Guimarães, Dentista e especialista em periodontia, esclarece todas as dúvidas sobre a periodontia.

O que é Periodontia?

 É a área da odontologia que cuida dos tecidos que circundam os dentes: a gengiva, o cemento, o osso e o ligamento periodontal.Periodontia é uma especialidade da Odontologia que previne, diagnostica e trata as doenças periodontais, que estão relacionadas ao redor dos dentes. Gengiva, ligamento periodontal, cemento e o osso alveolar são as estruturas nobres da Periodontia.O que é doença periodontal. É uma doença infeto- inflamatória causada por bactérias que se alojam no espaço entre o dente e a gengiva causando a inflamação gengival, o que chamamos de gengivite, podendo progredir para a periodontite que é a destruição do osso que circunda o dente.A doença periodontal, popularmente conhecida como piorreia, pode ser indolor e passar desapercebida por muitos anos. Se não for diagnosticada corretamente por um especialista em periodontia e tratada precocemente, a doença periodontal pode se propagar e destruir o osso e tecidos que sustentam os dentes, resultando na mobilidade e perda dos dentes. A essa consequência dá-se o nome de periodontite.

Quais são as causas da Periodontite?


É uma doença de causa multifatorial. Os principais fatores estão relacionados com a má higienização, associada à presença de bactérias e a resposta imune de cada pessoa.
As  bactérias na superfície dos dentes e no espaço entre o dente e a gengiva utiliza o resto de alimento deixado na má escovação para se multiplicar e produzir substancias tóxicas que entram em contato com a gengiva, enquanto as células do sistema imune tentam defender a região e como consequência ocorre a inflamação.
A periodontite ocorre quando a gengivite, que é a inflamação das gengivas, não é tratada, e o quadro infeccioso e inflamatório passa das gengivas para os ligamentos e ossos, que dão suporte aos dentes.
A placa bacteriana e o cálculo se acumulam na base dos dentes, causando o desenvolvimento de um bolsa entre as gengivas e os dentes. Essa inflamação, com o tempo, acaba causando a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem com mobilidade que é a principal causa de perda de dentes em adultos.

Quais são os sintomas?


·         Mau hálito;
·         Gengivas muito vermelhas;
·         Gengivas inchadas;
·         Sangramento da gengiva após escovar os dentes ou comer;
·         Dentes tortos;
·         Amolecimento dos dentes;
·         Perda dos dentes;
·         Aumento do espaço entre os dentes;


Periodontite é hereditário?

A doença periodontal não é passada de geração para geração. A causa do seu aparecimento, na verdade é a placa bacteriana. Existem alguns fatores de risco, como o fumo, diabetes e doenças imunológicas, agravam o problema e tornar o paciente mais suscetível a doença.

Quais são os grupos de risco?  -

Portadores de diabetes, fumantes, indivíduos que possuem uma má higienização bucal, pessoas geneticamentes suscetíveis às bactérias, portadores de HIV/AIDS, Gestantes, Adolescentes, Desnutridos, Pessoas no tratamento de Depressivos


Qual a forma de tratamento?

O tratamento da periodontite, envolve raspagem e alisamento da raiz do dente, em consultório, para remoção do cálculo e da placa bacteriana que estão destruindo a estrutura óssea de suporte dos dentes. O uso de antibiótico pode fazer parte do tratamento e cirurgias em casos mais avançados.O controle da doença é periódica, e quem define o tempo de tratamento é o especialista que está acompanhado o caso. Além disso, ter bons hábitos de saúde, escovar os dentes diariamente e passar o fio dental são formas de controle da doença.

Font:
Rua Agnelo de Brito,187 Edf. Henry Dunant, sala 215 - Garibaldi 
Salvador -Ba

(71) 32455859
(71)32473706
E-mail : ciumg@yahoo.com.br
Instagram: @cinthiamgmiranda 
Face: cinthia Guimarães Miranda.

Comentários
Assista ao vídeo