Cultura - Teatro

Marcelo Serrado apresenta "Os vilões de Shakespeare"

6 de Agosto de 2018
Divulgação

OS VILÕES DE SHAKESPEARE é um espetáculo com olhar bem humorado, um desfile de personalidades que possuem a natureza do mal, os pecados do teatro e as vaidades dos atores. Marcelo Serrado interpreta um conferencista, uma espécie de palestrante, que reúne e analisa trechos da obra de Shakespeare e ao mesmo tempo vive os personagens.

“Estava encenando Rain Man quando o Zé Wilker me apresentou o Shakespeare’s Villains. Tinha um desejo de ser dirigido e de fazer um espetáculo com ele”, conta Marcelo Serrado que protagoniza o espetáculo solo, dirigido por Sergio Módena, que fará apenas 2 sessões na Casa Aguinaldo Silva de Artes, dias 7 e 8 de Agosto, às 21h.

No dia 7, após a apresentação, será realizado um bate papo com o ator Marcelo Serado, o autor Aguinaldo Silva e o historiador Leandro Karnal.

O texto estreou em 1998, na Inglaterra, foi encenado pelo próprio Steven e indicado para o prêmio The Society Laurence Olivier Award de Londres, como melhor espetáculo. Em 2000 ganhou o Prêmio americano de Teatro LA Weekly para Solo Performance.

“É muito interessante pra um ator representar vários vilões. É onde estão os arquétipos, o dissimulado, tirano, vingativo... Essa colcha de retalhos é genial. Shakespeare, através de seus personagens, mostra causa, motivo e justificativa para que possamos compartilhar uma jornada psicológica, no lugar de condenar a maldade”, analisa Serrado.

Em Os Vilões de Shakespeare, o escritor inglês, também reconhecido mundialmente por seus trabalhos como ator e diretor, investiga o que torna os vilões tão atraentes para estudantes das artes cênicas e público, examinando e apresentando alguns dos personagens do bardo inglês. “Uma ideia maravilhosa a do Steven. A gente apenas transpôs as reflexões para o contexto do teatro brasileiro” afirma Geraldo Carneiro, que já traduziu 6 peças de Shakespeare e é um apaixonado pelo dramaturgo inglês. “Tenho o meu “SIM” engatilhado para tudo que é relacionado a ele”, finaliza. 

Segundo o crítico do Daily Telegraph e do New York Times: "Em Os Vilões de Shakespeare, o autor transforma os personagens mais sutis em caricaturas unidimensionais, grotescas, massacrando o verso com maneirismos. A peça não tem só vilões típicos, personagens como Hamlet e Oberon dificilmente poderiam ser identificados como tal. Mas não para Berkoff, ele vai atrás das cenas de vilania de cada um”.

Serviços:

OS VILÕES DE SHAKESPEARE

Com: Marcelo Serrado

Tradução e adaptação: Geraldo Carneiro

Direção: Sergio Módena

Data:  07 e 08 de agosto de 2018

Terça e Quarta, às 21h.

Ingressos: R$ 60 | meia: R$ 30

Duração: 65 minutos

Recomendação: 12 anos

CASA AGUINALDO SILVA DE ARTES (100 lugares) - Rua Major Sertório, 476 – Vila Buarque - SP

 

 

Comentários
Assista ao vídeo