Notícias -

Polícia sueca mata jovem com síndrome de Down que carregava arma de brinquedo

3 de Agosto de 2018

Um rapaz autista com síndrome de Down foi morto a tiros pela polícia por carregar uma arma de brinquedo, em Estocolmo, na Suécia. De acordo com a imprensa local, os policiais abriram fogo contra Eric Torell, de 20 anos, na madrugada de quinta-feira, em reação a uma situação que descreveram como "ameaçadora".

O jovem foi dado como desaparecido horas antes, depois de sair de casa, segundo a família.

A mãe de Eric, Katarina Söderberg, disse que a arma de brinquedo foi um presente e descreveu o filho como "o homem mais gentil do mundo".

Ver imagem no Twitter

Expressen✔@Expressen

Pappan frågade polis efter Eric – då fick han dödsbeskedet.https://www.expressen.se/nyheter/brottscentralen/eric-20-skots-till-dods-av-polis/ …

 

Ela contou à agência de notícias sueca Expressen que Eric era severamente incapacitado e tinha dificuldade de fala - praticamente só usava a palavra "mãe". Söderberg afirmou ainda que a arma de plástico se parecia com "uma submetralhadora".

"É impossível de entender. Ele não faria mal a uma mosca", disse a mãe. O incidente ocorreu por volta das 4h, hora local, no bairro Vasastan, em Estocolmo, depois que a polícia recebeu denúncias de que havia um homem armado na região. Três policiais chegaram ao local e se aproximaram de Eric, pedindo que ele largasse o que acreditavam ser uma arma perigosa.

Ele foi baleado após não cumprir a determinação e agir "ameaçadoramente", segundo a polícia. O jovem chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Söderberg contou que o filho já havia saído de casa várias vezes antes, mas sempre foi encontrado ou retornou por conta própria.

De acordo com o Expressen, uma investigação está em andamento para avaliar se a conduta policial foi imprópria.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados - É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

Fonte: R7

Comentários
Assista ao vídeo