Cultura - Viagem

Museu do Café, ​​​​​​​um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos

1 de Agosto de 2018

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o Brasil. Entre objetos e documentos que formam seu acervo é possível receber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do País estão intimamente ligados. Uma relação que começou em meados do século XVIII e que se mantém forte até hoje.

Instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922, o Museu do Café tem entre seus destaques do acervo telas em vitral de Benedicto Calixto, ícone da arte paulista. Além disso, o Salão do Pregão, local onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café, também pode ser visitado. Os pregões foram realizados no Palácio da Bolsa Oficial de Café, até a década de 1950, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.

Após sua inauguração, em 1998, o Museu do Café se tornou uma das principais atrações de Santos, reunindo documentos, exposições e muitas variações do café brasileiro para prova (Victor Hufo Mori / Museu do Café  / Divulgação)
 

Além da exposição de média duração “café, patrimônio cultural do Brasil, ciência, história e arte”. O Museu também realiza a exposição temporárias que contemplam a temática do café no âmbito político, social, cultural e científico. Em suas instalações, o Museu do Café, possui o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência que disponibiliza diversas publicações e documentos sobre o café e sua história.

Programa Educativo

Visitas orientadas e atividades especiais para grupos e públicos-alvo (terceira idade, deficientes e vulnerabilidade social).

O agendamento pode ser feito por e-mail agendavisitas@museudocafe.org.br ou pelo telefone (13) 3213-1756.

Centro de Preparação de Café

O Centro de Preparação de Café (CPC) tem papel fundamental na programação do conhecimento sobre as diferentes formas de preparo de uma das bebidas mais tradicionais do mundo. Além do Curso de Barista, oferece oficinas de degustações. Consulte a programação completa do CPP no site do Museu do Café.

Cafeteria do Museu

Instalada no piso térreo do edifício da Bolsa Oficial de Café, a Cafeteria do Museu surgiu com a proposta de ser um estabelecimento com caráter didático, apresentando ao público etapas do mercado de café. Conta com grande variedade de grãos produzidos em diferentes regiões do Brasil, à disposição dos visitantes que podem apreciar na hora ou levar para casa.

A Cafeteria do Museu é premiado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) com o status Premium dentro do programa de abrangência nacional “Circulo do Café de Qualidade” e foi eleita pela revista Veja, por sete anos consecutivos (2007- 2013), a melhor cafeteria da Baixada Santista.

Bolsa Oficial de Café

O edifício da Bolsa Oficial de Café foi construído para centralizar, organizar e controlar o mercado cafeeiro. Inaugurado em 1922, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil, o prédio se tornou um dos maiores símbolos da riqueza dos negócios do café e um dos cartões–postais mais conhecidos da cidade de Santos.

O estilo arquitetônico eclético, a suntuosidade do edifício, a qualidade dos materiais escolhidos em sua construção e a riqueza de detalhes da decoração, ajudam na compreensão da importância do prédio na época áurea do mercado cafeeiro.

No dia 12 de março de 2009, o edifício da Bolsa Oficial de Café foi tombado pela Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artista e Turístico (Condephaat) em esfera estadual.

Horário de Funcionamento

Museu do Café

Terça – feira  a sábado – das 9 hs às 17 hs

Domingo – das 10 hs às 17 hs.

 

Cafeteria do Museu

Segunda  - feira a sábado – das 9 hs às 18 hs.

Domingo – das 10 hs às 18 hs.

 

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico – Santos – SP – Brasil

CEP: 11010-151

Tel.: (13) 3213-1750

www.museudocafe.org.br

museudocafe@museudocafe.org.br

Comentários
Assista ao vídeo