Cultura - Decoração

Varandas, Piscinas e Áreas Externas Decoradas com madeiras de demolição

19 de Agosto de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante mais de 15 anos, o Cantinho Meigo, vem produzindo de forma exclusiva, peças praticamente únicas feitas com madeiras de demolição, 100% ecológicas, o que não é mais uma tendência, mas uma consciência de preservação do meio ambiente e muito apreciado pela maioria de seus clientes, pois oferece a possibilidade de criar diversos ambientes, internos e externos, com o que há de melhor em qualidade e bom gosto, além da garantia de sua durabilidade que passa de geração para geração.

Mas o que é um móvel feito com Madeira de Demolição?  Esta pergunta sempre surge e se confunde muito com o conceito de um móvel antigo ou usado. Não. Não se trata de um, nem de outro. Um móvel feito com madeira de demolição assume a característica que o cliente quiser, podendo ser da mais rústica à mais fina e  decorativa peça de luxo , que se adapta facilmente a ambientes internos e externos , sempre marcando presença.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quanto ao que vem a ser a Madeira de Demolição, podemos dizer que é aquela madeira que vem da demolição de algumas construções muito antigas, como barracões, paióis, trilhas, etc, construídas no passado, cerca de 150 a 200 anos atrás, com madeiras nobres tais como a peroba, aroeira, angico, entre outras. As madeiras chegam à loja ainda originalmente coloridas, com pregos, buracos, marcas do tempo,  ou seja, do jeito que estavam na hora da demolição  e os marceneiros, que são verdadeiros artistas, transformam cada pedaço destas preciosas madeiras em arte pura.

O processo é bem elaborado. Após a demolição as madeiras são lavadas com produtos especiais, depois tratadas com cera, e a partir daí começa a produção dos móveis. São feitos um a um, não há uma linha de produção para este tipo de móvel.

Resumindo, os móveis produzidos com madeira de demolição são considerados hoje  pelos maiores designers de interiores  e arquitetos o “ hit do momento”, pois são versáteis e responsáveis por adicionarem traços rústicos e sofisticados  a qualquer ambiente. A  arquiteta e Designer de Interiores, Paloma Dobuis, fala:

“O que é bonito a gente sempre quer ter por perto, mesmo se tiver aspecto antigo. O tradicional e mais conservador sempre vai ter um espacinho em nossa casa, seja em um pequeno objeto de decoração até móveis ou decoração completa. Por falar em móveis, os rústicos são os mais procurados para quem deseja manter a casa num estilo confortável e “amadeirado”.

O charme traduzido por eles é algo fino que mesmo assim remete ao calor de algo aconchegante. Esqueça essa ideia de “interiorzão”, “fazenda”, “sítio”, e tudo mais. Um apartamento no meio de São Paulo pode ter algo assim!.

São móveis neutros que se encaixam em qualquer ambiente, e mesmo com traços tradicionais, se adaptam facilmente até nos ambientes mais sofisticados de hoje em dia, afinal uma casa moderna e repleta de praticidades pode ter aquela poltrona calorosamente rústica, simbolizando descanso em meio a tanta correria. No quarto, uma bela cabeceira de cama, trazendo ao ambiente, aconchego e relaxamento. Na cozinha, na varanda, em fim, Todo cômodo pode ter algo rústico em sua decoração, basta experimentar!”

Outro ponto importante é que a madeira de demolição é também utilizada para a produção de pisos, pois consegue inserir sofisticação ao espaço horizontal do imóvel. Revela-se também apropriada para revestir paredes, criando painéis que dão charme a qualquer ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Andréia Leitão, que está à frente da loja, diz que os móveis em peroba rosa de demolição, por exemplo, trazem um visual arrojado, proveniente de suas marcas e texturas, que os tornam diferenciados e dão a oportunidade de criar contrastes entre a madeira e os outros objetos, sem contar a harmonia que traz para o ambiente, o que agrega muito valor ao projeto.

Ao incluir um móvel rústico em madeira de demolição, pode-se considerar que também é inserido o conceito de sustentabilidade, partindo do ponto de que é uma matéria-prima sustentável, ou seja, não é necessária a agressão à natureza para que ela possa ser utilizada, o que é tendência nos dias de hoje.

Além disso, a conservação e manutenção dos móveis em peroba rosa é feita de maneira simples e eficaz, sem causar problemas para seu móvel, já que é um processo que não requer muito tempo e nem habilidade.

E finalizando, o móvel pode ser entregue ao cliente em cinco tipos de acabamentos:  o rústico, o maquinado, o com pintura original da demolição, o satiné e o provençal.

Cantinho Meigo

Matriz Campinas- Rua Maria Teresa Dias da Silva, 68 (Estrada da Rhodia) - Barão Geraldo - Campinas - SP – Tel:  (19)- 3289-3114

 

Comentários
Assista ao vídeo