Colaboradores - Valéria Calente

Abraidi lança programa de compliance para associados com apio da Advamed

23 de Julho de 2018

A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI – acaba de estruturar o Programa “Compliance em Ação” que tem o apoio inédito da Advanced Medical Technology Association – Advamed. A entidade, com sede em Washington, nos Estados Unidos, realiza uma série de iniciativas para promoção de negócios éticos em saúde, em todo o continente.

Há cinco anos, a ABRAIDI vem promovendo cursos, eventos e palestras sobre integridade, transparência e ética com a participação de mais de 300 executivos de 130 empresas associadas e em, pelo menos, nove estados (SP, RJ, MG, ES, BA, CE, RS, PR e DF). “Precisávamos ir além”, conta o presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, ao citar pesquisa que constatou que 40% dos associados ainda não possuem um programa de compliance implantado, destes 26% dispõe somente de códigos de conduta. “46% já têm um código de conduta e estão desenvolvendo o compliance e apenas 14% contam com um programa já implantado”, completa Sérgio Rocha.

Para o diretor-executivo da ABRAIDI, Bruno Bezerra, a validação do Programa ABRAIDI “Compliance em Ação” é determinante para o sucesso e capilaridade da iniciativa entre todas as associadas. “Detectamos que muitas empresas têm dificuldades na implantação dos seus sistemas de compliance por falta de conhecimento no tema e/ou recursos para custear consultorias normalmente caras. Por isso, pensamos no programa como uma forma acessível de auxiliar as associadas a implantarem os seus sistemas de compliance. Pretendemos reverter os números da pesquisa e chegar aos 100% de compliance entre as associadas. É a nossa meta e o que a sociedade exige”, prevê Bezerra.

O Programa ABRAIDI “Compliance em Ação” é composto por quatro módulos e cada empresa pode escolher aqueles mais adequados, de acordo com seu estágio de desenvolvimento de compliance. Haverá um curso básico sobre compliance na área da saúde para associadas, especialmente micro, pequenas e médias empresas que ainda não possuem nenhuma ação ou estão iniciando seus programas, em parceria com a Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios & Inovação - ESENI; um curso de compliance officer na área da saúde com certificação, também em parceria com a ESENI, direcionado para executivos que desejam se tornar ou que já são compliance officers; apoio e suporte técnico especializado para as associadas que já estejam desenvolvendo seus programas de integridade, facilitando assim a implementação e execução; e certificação do programa de compliance para empresas que possuem sistemas completamente implementados de integridade, através do Certified Compliance System 7700 – Health Care Compliance, emitido pelo Instituto ARC – Auditoria, Gestão de Risco e Compliance.

“Os módulos 1 e 2 (básico e compliance officer) serão promovidos de forma remota, para as empresas que não estiverem em São Paulo. As associadas com sede, filial ou representação na Capital poderão acompanhar as aulas de forma presencial e as demais assistirão ao curso online, porém com total interação, podendo fazer perguntas e obtendo respostas imediatas”, explica Bruno Bezerra sobre a dinâmica dos Módulos.        

Sobre a ABRAIDI

A ABRAIDI - Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde - representa hoje cerca de 310 fabricantes, importadores e distribuidores de produtos para saúde e tem como pilares a ética e a transparência, promovendo ações que tornem o setor mais sustentável e, as associadas, referências no mercado de saúde.

Em 2006, foi uma das primeiras entidades do setor a lançar um Código de Ética e Conduta, agora em sua 3ª edição e, em 2015, em parceria com o Instituto Ethos, criou o Ética Saúde - Acordo Setorial dos Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos, mecanismo de autorregulação da conduta dos signatários, que se tornou Instituto independente, a partir de 2016, e conta com a participação e colaboração da ABRAIDI no seu Conselho Consultivo.

 Colaboração: José Luchetti - DOC Press

Comentários
Programa Compartilha Brasil