Colaboradores - Lica Gimenes

O Jornalismo na era Digital

22 de Julho de 2018

A era digital proporcionou ao jornalista um novo cenário, uma nova ferramenta de trabalho e uma nova forma de trabalhar. Hoje, uma matéria veiculada na internet pode ser visualizada, compartilhada e comentada por milhões de usuários conectados em todo o mundo.

Hoje um repórter além de escrever a matéria ele deve saber diagramar, montar o site, fotografar e editar, ou seja, tem que ser multimídia.

“Seguindo essa linha, o texto da internet leva o nome de Hipertexto, conceito associado às tecnologias da informação que faz referência à escrita eletrônica, o mesmo guarda algumas características básicas, que se diferem de outros meios como a multimidialidade, o texto aqui adquire uma nova dinâmica interativa, integrando a informação de texto com imagens, sons,  links, conseguindo com isso a interatividade do leitor” comenta o jornalista Fagner Vianna, da TV Novo Monte.

“Com a inovação digital globalizada, o conceito de hipertexto está se popularizando, sendo cada vez mais explorado nos vestibulares, Enem e Concursos. “ adverte Fagner.

Fagner Vianna
 

Dessa forma, o ambiente online que já era considerado interativo se torna ainda mais dinâmico e a distinção entre informação e opinião fica cada vez mais difícil, portanto o jornalista ao redigir o Hipertexto deve se atentar a alguns pontos:

  • Os links usados devem ser verificados, para que sejam de confiança;
  • Tente sempre demonstrar sua imparcialidade;
  • Use o negrito somente nas palavras chaves, para chamar a atenção do leitor para o que realmente importa;
  • Embora possa usar e abusar de imagens, sons e links, tente se colocar no lugar do leitor, pois muita informação pode cansar ou mesmo confundi-lo;
  • Saiba mais sobre a linguagem da internet, converse, literalmente, com seu leitor, criando sempre que possível um diálogo com o mesmo.

O que podemos observar com tudo isso é que a função do jornalista não mudou e sim ganhou um novo desafio que bem compreendido abre um leque de novas oportunidades, já que a tecnologia trouxe ferramentas antes impensáveis, que facilitaram, muito, o dia a dia da produção de notícias, aguçando todos os sentidos do leitor.

Comentários
Assista ao vídeo