Viver - Saúde

O que é a harmonização facial?

17 de Julho de 2018

A Dra.Isabella Lorraine Domingues, formanda pela universidade de Guarulhos e Pós Graduada em Harmonização Orofacial no IBOP. 
Tira todas as dúvidas do assunto do momento que é a harmonização facial.
A harmonização facial é a área que abrange vários procedimentos que visam melhorar a harmonia da face. Com esses procedimentos podemos intervir em áreas que incomodam o paciente, corrigindo proporções, melhorando assimetrias ou realizando técnicas em áreas que já foram afetadas pelo processo de envelhecimento, assim promovendo melhora na auto estima do paciente.
Nós, cirurgiões dentistas usamos também a "Harmonização Orofacial" que engloba a região bucal incluindo os dentes e sorriso, que com certeza fazem parte da estética e harmonia do rosto.
Na área odontológica, com a estética dental, a ortodontia (aparelhos), cirurgia bucomaxilofacial e com próteses também podemos realizar a harmonização estético funcional. 
Entre os procedimentos, os mais realizados na harmonização facial estão: o preenchimento, o skinbooster, a aplicação de toxina botulínica, aplicação do acido deoxycholate na região da gordura submentoniana (papada) e a cirurgia de bichectomia.
O preenchimento é realizado para dar volume e preencher áreas como a região do sulco nasogeniano (bigode chinês), olheiras, mento (queixo), malar (maçãs do rosto), mandibula, nariz e também os lábios. O produto mais utilizado é o ácido hialuronico. Dependendo da região e necessidade do paciente usamos diferentes densidades e quantidades.
O skinbooster é feito com injeções na pele depositando um produto com ácido hialuronico nao reticulado(ou de baixa concentração) e outras substâncias que promovem uma hidratação profunda da pele, melhorando a tonicidade, brilho e também auxilia na redução de rugas.
A toxina botulínica é aplicada em regiões que durante o movimento da musculatura formam rugas, como na testa, na região dos olhos (pés de galinha) e glabela (entre as sobrancelhas). Pode ser usada de forma terapêutica, aliviando a musculatura em pacientes que apresentam cefaleia tensional, bruxismo ou apertamento dos dentes e ainda também ser aplicada em pacientes que apresentam sorriso gengival, melhorando a estetica em pacientes que se incomodem.
A lipolise de gordura submentoniana (papada) é feita com o ácido deoxycholate. O produto é aplicado na região delimitada, agindo diretamente na célula gordurosa, assim promovendo lipolise local melhorando a estetica em pacientes que apresentam gordura na região. 
A cirurgia de bichectomia é indicada para pacientes que têm um grande volume interno na região das bochechas, que mordem a mucosa bucal da região provocando lesões e em pacientes que também se incomodem com o volume externo e formato do rosto. Durante a cirurgia, removemos o tecido adiposo bucal, resultando em um aumento do corredor bucal e afinamento da face. 
Atenção: Não é indicado a realização dos procedimentos em pacientes com problemas de saúde, menores de idade, gestantes e lactantes.
Todos os procedimentos devem ser bem indicados e avaliados por um profissional capacitado! 
“Devem ser levadas em consideração as queixas e expectativas do paciente sempre “ 
Afirma a Dra.Isabella.

font: @isabellaldomingues 

Comentários
Programa Compartilha Brasil