Cultura - Teatro

Festival de férias do Teatro Folha chega a sua 29ª edição

15 de Junho de 2018

A 29ª edição do Festival de Férias do Teatro Folha acontecerá de 02 a 29 de julho de 2018, reunindo sete espetáculos infantis direcionados para várias faixas etárias e com diferentes linguagens artísticas. O festival apresentará peças todos os dias da semana, garantindo cultura e entretenimento para a garotada.

Para as crianças de 2 a 5 anos de idade são recomendadas as peças “Os Três Porquinhos – O Retorno do Lobo Mau”, com direção de Leandro Mariz; “As Aventuras de João e Maria no Teatro”, com texto e direção de Pitty Webo; “Flicts”, adaptação do livro de Ziraldo; “João e o Pé de Feijão”, teatro com iluminação ultravioleta da Turma do Papum, de Florianópolis; e “Piratas do Caramba”, montagem da Trupe Banana’s.

Para as crianças acima de 5 anos, o Festival de Férias recomenda as peças “Alice – O Musical”, adaptação e direção de Max Oliveira; e “Circo Lando – O Maio Espetáculo da Terra”, da Cia. Fábrica de Sonhos.

Confira a programação completa:

Segundas-feiras às 16h – Os Três Porquinhos: o retorno do lobo mau

A história dos Três Porquinhos não acabou e continua na peça “Os Três Porquinhos – O Retorno do Lobo Mau”. A peça mostra o Lobo Mau reinventando seus planos para conseguir entrar na casinha de tijolos com a ajuda de sua mamãe loba. Na versão do espetáculo, há momentos interativos em que crianças e adultos participam ativamente em cenas na plateia. O texto traz, sempre de maneira divertida, muito suspense, provocando a curiosidade das crianças, e aborda com sutileza questões atuais como o bullying e o respeito às diferenças.

Terças-feiras às 16h - As aventuras de João e Maria no Teatro

Nesta adaptação de Pitty Webo, João e Maria adoram brincar de teatro com sua mãe - atriz e autora que guarda figurinos e cenários antigos em um sótão. Quando escolhem encenar o conto clássico "João e Maria", a aventura começa. Além de encontrar a bruxa que mora numa casinha de chocolate, eles cruzam com diversos personagens clássicos da dramaturgia infantil. A adaptação tem trilha sonora com músicas de Chico Buarque, Rita Lee e Vinícius de Moraes cantadas ao vivo pelo elenco.

Quartas-feiras às 16h - Alice, O Musical

A famosa história da garotinha em busca de um coelho branco, perdida em um mundo de fantasias e cheio de personagens inusitados, ganha uma roupagem musical e efeitos especiais. Nessa versão do espetáculo, Alice está crescida e entediada em seu quarto até que resolve ler um livro para se distrair. Rapidamente a ficção das páginas se torna realidade e a velha estante da família deixa escapar fantásticas criaturas que transformam o quarto de Alice em um país das maravilhas. O texto foi adaptado para crianças, mas também envolve os pais, fazendo todos mergulharem juntos nas fantasias e devaneios da famosa personagem Alice. No palco, bonecos, figurinos e um fascinante cenário com efeitos especiais encantam a plateia.

Quintas-feiras às 16h -Flicts

A montagem é uma adaptação do livro infantil “Flicts”, do escritor, desenhista e cartunista Ziraldo. Flicts é uma cor muito triste e solitária. Como ninguém sabe que cor é, Flicts é excluído do grupo das cores primárias e secundárias.  Mesmo viajando o mundo, ele não encontra seu lugar e tem dificuldade de fazer amizades. Porém, uma artista plástica está pintando um quadro sobre o universo e o destino de Flicts pode mudar depois de uma grande revelação feita por um dos astronautas que pisaram na Lua.

Sextas-feiras às 16h - Circo Lando: O maior espetáculo da Terra

Dois irmãos vivem momentos de pura fantasia. Ambos são criados no circo da família Lando. Nesse picadeiro, iluminado por uma graciosa ribalta de lâmpadas incandescentes, a dupla de palhaços compõe sua cena para contar a história da família. A peça traz elementos do universo circense, como cortinas, baús e adereços cênicos, criando um clima de pura diversão.

Sábados e Domingos às 16h - João e o Pé de Feijão

A famosa história de “João e o Pé de Feijão” é contada em teatro de bonecos com iluminação ultravioleta. A técnica cria um efeito mágico em que os manipuladores não são vistos e os bonecos ganham vida própria. João, diante da pobreza da sua família, é obrigado a vender sua vaquinha para comprar comida. Mas acaba trocando a vaca por feijões mágicos que germinam num pé de feijão que cresce até alcançar as nuvens.

Sábados e Domingos às 17h40 - Piratas do Caramba

Os piratas Capitão Pantufa, Espadinha e Barnabé passam os dias recolhendo o lixo que encontram pelos oceanos e recordando das antigas batalhas. Numa manhã encontram uma misteriosa garrafa que poderá transformar suas vidas. Surge um dilema: continuar suas vidas pacatas ou se arriscar no mar em busca do tesouro? A peça promete muitas aventuras e diversão.

Comentários
Programa Compartilha Brasil