Colaboradores - Thiaggo Camilo

Alok lança música e vídeos exclusivos no Spotify para o mundial

15 de Junho de 2018
Foto | Divulgação
 

O Mundial de futebol carrega uma verdadeira legião de apaixonados pelo esporte por todo o planeta, assim como acontece com a música. Afinal, quem poderia esquecer o hino de 2010 na voz de Shakira, “Waka Waka (This Time for Africa)”? Pensando nessa eterna conexão entre música e futebol, o Spotify está levando os ouvintes para fora dos gramados em uma série de vídeos e músicas exclusivas e especiais relacionadas ao Mundial, lançados toda sexta-feira no hub ¡Viva Latino!. O Brasil está muito bem representado por um dos maiores nomes da música eletrônica, o DJ Alok, que lançou a música e os vídeos de “Baianá”, já disponíveis no Spotify.

O primeiro vídeo da série estreou dia 1º de junho, com os colombianos do ChoQuibTown e a músicaColombia Caribe. Na sequência, dia 8, foi a vez da cantora argentina Lali lançar “Y Dale Alegria a My Corazón”. Na semana que vem, dando sequência aos lançamentos, o México será representado porCarlos Rivera, com a faixa “Cielito Lindo”, que estará disponível no Spotify dia 22. O objetivo desse conteúdo original do Spotify, com vídeos e músicas, é mostrar a energia por trás dos preparativos e celebrações dos dias de jogo em países onde o futebol praticamente domina a cultura e, claro, é uma paixão nacional.

Em cada um dos vídeos, vemos os fãs de futebol envolvidos nos rituais, superstições e tradições particulares de cada país, enquanto se preparam para o maior torneio de futebol do mundo. Além disso, cada artista representa um gênero relevante para o país, do mexicano eletrônico e regional (ranchera) ao urbano e ao pop. Nos vídeos brasileiros, por exemplo, cenas que mostram oferendas para Iemanjá, búzios e outros rituais verdadeiramente nacionais, como ruas pintadas de verde e amarelo e garotos jogando futebol na rua, refletem algumas de nossas paixões na música “Baianá”, interpretada por ninguém menos que DJ Alok, Barbatuques - grupo que usa o próprio corpo como instrumento de percussão e tem um sonoridade genuinamente brasileira -, e a dupla de rap Foreign.

“Fui convidado a participar desse projeto, trazendo elementos fundamentais como aspectos sonoros relacionados à comemoração do Mundial e à cultura brasileira em sua essência pura, além da minha personalidade e das características do meu som. O plano era chegar ao resultado ideal reunindo esses três elementos, essa fusão de ideias, e acredito que fui capaz de fazê-lo bem”, diz Alok. De acordo com o DJ, o “Brasil é um país onde toda a nação se conecta e se une durante o torneio, esquecendo questões políticas, sociais e econômicas e isso tem muito a ver com música porque a música conecta pessoas, não importa qual seja sua classe social ou ideologia”.

Outras novidades na plataforma para o Mundial

Além dos lançamentos semanais no hub ¡Viva Latino! durante o Mundial, o Spotify preparou outra novidade: uma ação chamada “Back-up Nation”. Nela, o Spotify envia um email para os usuários, sugerindo uma seleção para eles torcerem durante o Mundial - que seja diferente de seu país de origem. Muitos usuários já receberam as sugestões de seleções do Spotify desde a última terça-feira (13) e outros ainda irão receber. Para essa ação, o Spotify utilizou seu banco de dados e algoritmos para fazer a sugestão baseado no que esse usuário ouve na plataforma.

Sobre Spotify 

O Spotify transformou o mundo da música para sempre quando foi lançado em 2008.

Nossa missão é liberar o potencial da criatividade humana, dando a um milhão de artistas a oportunidade de viver sua arte e a bilhões de fãs a oportunidade de se divertir e se inspirar nesses artistas. Tudo o que fazemos é impulsionado por nosso amor pela música.

Descubra, gerencie e compartilhe mais de 35 milhões de músicas de maneira gratuita, ou inscreva-se no Spotify Premium para acessar recursos exclusivos, incluindo modo offline, qualidade de som melhorada, Spotify Connect e músicas sem anúncios.

Hoje, somos o maior serviço global de assinatura de streaming de música com uma comunidade de mais de 170 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 75 milhões de assinantes do Spotify Premium, em 65 mercados.

 

 

Comentários
Programa Compartilha Brasil