Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Cartão de visita debate combate ao crime organizado

13 de Junho de 2018

Com porte e influência de uma verdadeira máfia, o Primeiro Comando da Capital (PCC), é considerado hoje uma das maiores facções do país e uma ameaça ao Estado democrático de direito. Para debater esta questão, o Cartão de Visita recebeu dois especialistas na área, a desembargadora do Tribunal de Justiça, Da. Ivana David, e o procurador de justiça criminal, Dr. Marcio Christino.

Dr. Márcio Christino, Zacarias Pagnanelli e Des. Ivana David
Foto: Karina Lajusticia

Os convidados abordaram diversos pontos para esclarecer o problema de segurança que vivemos hoje no Brasil, entre eles a importância geopolítica da região para o crime organizado no mundo.

"Nós temos um problema geopolítico. Temos um país com uma fronteira seca de 17mil km e uma fronteira molhada onde nós temos todo o Oceano Atlântico, então o Brasil é um país geograficamente importante para o crime organizado. Antes o Brasil era apenas uma rota, hoje nós já superamos isso, o Brasil não é mais uma mera rota do tráfico de entorpecentes e tráfico de armas", explicou a desembargadora.

A influência dos meios de comunicação para o avanço do combate ao crime também foi abordada, porém a tecnologia é uma ferramenta que acelera também a expansão das organizações criminosas, como explicou o procurador:

"A tecnologia foi um fator de grande aceleração, o grande instrumental. Mais do que a tecnologia, a comunicação, porque não existe crime organizado sem comunicação, eles dependem da comunicação para exercer a coordenação dessas atividades e a comunicação é cada vez mais acelerada. Então nós temos esse desafio que é o controle e a investigação, porque a comunicação ao mesmo tempo que ela é o ponto forte, ela é o ponto fraco dessas organizações".

Acompanhados pelo colunista do Portal Cartão de Visita, Zacarias Pagnanelli, os convidados do Programa Cartão de Visita visitaram a emissora RecordTV nesta segunda-feira (11).

 

Comentários
Assista ao vídeo