Colunistas - André Garcia

UNIR - É a primeira Universidade no Brasil a oferecer curso de pilotagem

12 de Junho de 2018

 

Prof. Renato durante instrução prática. Foto: Adelino Franciso de Souza

Preocupação com trânsito no Estado de Rondônia fez Projeto Motociclismo com Segurança se tornar política pública

Como já divulgado no R7, (click aqui para ler) a UNIR - Universidade Federal de Rondônia adotou o Projeto Motociclismo com Segurança como matéria de extensão universitária dentro do curso de Gestão Ambiental.

Tal iniciativa foi possível dado a sinergia da missão do projeto em diminuir os acidentes de trânsito por meio da educação, segundo André Garcia, que criou o projeto há quase 7 anos: “Só a cultura pode minimizar as tragédias do trânsito brasileiro, há uma relação direta da educação com a violência no trânsito, vide países como Suécia, Suíça, Dinamarca e Alemanha. É motivo de grande orgulho uma universidade adotar o projeto como política pública.”. Para saber sobre o projeto, click aqui.

Segundo o Professor Mestre Renato Pinto de Almeida Neto: o projeto de extensão universitária "motociclismo com segurança" foi aprovado em todas as esferas necessárias da Universidade.  Devo reconhecer que foi um desafio, que começou ainda na fase de aprovação no departamento. Afinal, em qual área e sub-área da Capes um curso de pilotagem entraria? Nossa dúvida ocorreu em função do caráter pioneiro da ação, pois qual Universidade já fez tal ação voltada para o motociclismo? Depois de muita discussão, consultas, ajuda dos colegas professores e principalmente do nosso TAE, conseguimos chegar nas categorias exigidas pela CAPES e aprovamos no Condep. Em pauta no Consec, e depois de ser exposto para todos os membros do campus universitário, o projeto finalmente foi aprovado.

Ainda, Prof. Renato relata que as aulas práticas só aconteceram aos finais de semana do mês de maio, contando com cancelamentos de última hora dado mudança climática, já que, o que paulista conhece como dilúvio, na região amazônica é mera garoa. Desta forma, apesar do número parecer pequeno, quarenta e dois alunos receberam instrução teórica e prática durante o mês de maio. 

Edna do DETRAN/RO durante aula. Foto: Adelino Francisco de Souza

A teoria e exposição das palestras ficaram a cargo da Pedagoga, Coordenadora Regional de Educação de Trânsito Vale do Mamoré da CIRETRAN de Guajará-Mirim do DETRAN-Rondônia - Edna Almeida.

Por fim, Prof. Mestre Renato agradece os apoios: do Professor Doutor Fábio Casara, por ter acreditado na iniciativa desde o início, seus alunos do 1º período de Gestão Ambiental que “fizeram a diferença” e sem o comprometimento da turma os cursos não teriam acontecido, da parceria com o DETRAN/RO que, além do trabalho da Profa. Edna, cedeu equipamentos e cuidou da logística de transporte para o Bumbódromo, Adriano Casara do CONTRAN e Sr. Walmor do “Frios Guajará” que apesar de não ter absolutamente nada a ver com segurança de trânsito e motociclismo, é um entusiasta do projeto; ao Instrutor Roberto Favaro, vulgo Betão, da Yamaha que teve grande paciência e confiança no curso de instrutor em novembro de 2017 e ao André Garcia por seu apoio e preocupação com a segurança para todo o motociclismo, pois foi o seu trabalho que nos levou a transformar esse curso em política pública. Conto com sua presença no segundo semestre para realizamos um verdadeiro mutirão e alcançarmos milhares de pessoas na região e Porto Velho e nos outros oito Campus da Universidade.

Mais fotos  click aqui

Comentários
Programa Compartilha Brasil