Programas - Arena de Negócios

Assista ao Arena de Negócios - Edição 23

7 de Junho de 2018

 

Araraquara recebeu com muito entusiasmo a chegada da Arena Empreendedora BR

Foi dado o Start em Araraquara para o fortalecimento do empreendedorismo feminino local, com a chegada da Arena Empreendedora BR.

Muitas empresárias de todos os segmentos estiveram presentes para absorver novos conhecimentos e compartilhar experiências afim de estabelecerem bons negócios!

O evento contou com a participação de algumas empresárias de Ribeirão Preto que não só relataram sobre seus desafios como contaram seus bons resultados que o grupo proporcionou, em visibilidade, parcerias, vendas, consumo entre outros através de cases individuais...

As palestras oficiais ficaram por conta da Coach Josi Donatti, que explanou sobre como potencializar vendas e com a criadora do Projeto Marlene Marques que falou dos desafios do empreendedorismo feminino e onde encontrar apoio para quem busca estabilidade no mercado!

Os agradecimentos ficaram por conta dos apoiadores que deram um show em atendimento excelente! Tangram Eventos, panificadora e confeitaria Tayrona e também a Regiana Duarte que com muita competência e dedicação levou o projeto da Arena para Araraquara!  

Nelson do Nascimento Castro, da Cory, recebe o prêmio de Industrial do Ano

Homenagem aconteceu na última sexta-feira (25/5), na Câmara Municipal de Ribeirão Preto; indicação foi realizada por associados ao Ciesp e diretorias do Senai e Sesi

O fundador e presidente da Indústria de Produtos Alimentícios Cory, Nelson do Nascimento Castro, recebeu, na última sexta-feira (25/5), Dia da Indústria, o prêmio Industrial do Ano, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A homenagem foi concedida pelo Legislativo, por meio de projeto do vereador Fabiano Guimarães. A eleição de Castro foi feita pelos associados da regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pelos diretores Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

A sessão solene contou com a participação de familiares, amigos, colaboradores da empresa, autoridades e representantes de entidades de classe. O reconhecimento não aconteceu apenas pela trajetória bem-sucedida da Cory, que acaba de completar 50 anos, mas também pelas enormes dificuldades superadas até hoje. A empresa presidida por Castro é um caso de sucesso raro no Brasil, conseguiu reverter uma falência decretada pela justiça no início dos anos 2000.

Ao receber a honraria, Castro agradeceu a todos e, emocionado, fez um retrospecto de sua história e relembrou e homenageou parentes, amigos, funcionários e todos os que ajudaram a Cory a chegar onde está. “Uma das razões de eu continuar lutando é o conceito que quero deixar a todos vocês. Um legado de exemplo e de atitude”, comentou.

Castro também destacou que a recuperação da empresa não seria possível sem integridade e suas três famílias: a que construiu com a sua esposa, a equipe Cory e o Instituto Cory de Educação e Cultura, que fica em Arceburgo (MG). “Dizem os filósofos que a gente só aprende na dor ou no amor. Não sou filósofo mas digo para vocês que aprender no amor é muito melhor. Mas o aprendizado da dor é muito mais forte e nos ensina mais. Quero compartilhar apenas três deles: Integridade, Comprometimento e Amor. A Cory é uma empresa cheia de amor e eu amo vocês”, revelou.

O prefeito Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto, observou que a história de superação da Cory é uma grande referência. “As características do Nelson é que ele sempre procurou priorizar, sobretudo, o investimento nas pessoas. Essa é a grande sacada daqueles que constroem projetos que dão certo. O outro ponto importante é a sustentação de um grande impulso para que ele se transforme em um grande sonho. Certamente isso faz parte da sua vida como um todo”, explicou.

“Se a Cory é importante para Ribeirão, imagine para Arceburgo onde ela ajuda a melhorar a nossa comunidade com o Instituto Cory de Educação e Cultura. A empresa é a maior geradora de emprego e renda em nosso município. A homenagem é merecida”, finaliza Gilson de Mello, prefeito da cidade mineira. Em Arceburgo a empresa é responsável pelo Instituto Cory de Educação e Cultura, que atende cerca de 200 crianças, alunos dos ensinos infantil e fundamental, metade deles filhos de colaboradores da fábrica e a outra metade da comunidade.

Sobre a Cory

Uma história que começou em 1968, quando Nelson do Nascimento Castro deixou de ser funcionário de uma grande empresa para realizar o sonho de iniciar o próprio negócio. Abriu a Panificadora Bengala, em Lins (SP), uma “padaria sem forno”, ele ressalta, pois não tinha dinheiro para adquirir um. “Comprávamos o pãozinho de um concorrente e depois revendíamos. Aos poucos fomos conseguindo o capital e finalmente compramos um forno. No tempo ocioso fabricávamos bolos, bisnaguinhas e biscoitos. Até que em 1971 a padaria virou indústria”, relembra.

Três anos depois, Castro empreendeu ainda mais e comprou a Fábrica de Balas Apache, em Ribeirão Preto (SP).  Mais tarde decidiu unir as duas empresas e centralizou tudo em um só prédio, no Bairro Lagoinha, zona leste de Ribeirão, onde está a sede da Cory até hoje.

Em 1980, a Cory lançou as balas IceKiss, do inglês “Beijo gelado”, que se tornou líder de mercado com a estratégia de colocar recadinhos de paquera e figurinhas com horóscopo e fotos de artistas nas embalagens.

“Há dois mil anos as balas existem no mundo e sempre foram consumidas pelo sabor que é um valor sensorial. Aí agregamos um elemento de socialização que fez com que a IceKiss caísse no gosto dos consumidores e virasse mania nacional. Hoje, de cada três balas consumidas no Brasil, uma é IceKiss!”, revela. A aposta seguinte foi o lançamento da bolacha Hipopó, que rapidamente conquistou a criançada com seu personagem cheio de carisma.

Atualmente a Cory mantém 600 postos de trabalho na matriz, em Ribeirão Preto (SP), e na unidade de Arceburgo (MG). Produz mais de 100 toneladas diárias de diversos produtos distribuídos no Brasil e mais 20 países. No portfólio da Cory, marcas conhecidas como as balas, drops e gomas de mascar IceKiss e as bolachas Hipopó, carros-chefe da empresa, além das balas Azedinha, Lilith, Chita, e uma grande linha de biscoitos cobertos, bolachas e pães de mel com as marcas Cory, Dimel, Quero-Quero e ShowGol.

Comentários
Assista ao vídeo