Cultura -

Dramaturga e performer Ave Terrena Alves lança primeiro livro de poesias

23 de Maio de 2018

A dramaturga, performer e escritora Ave Terrena Alves lança no dia 30 de maio, quarta-feira, às 19h, no Espaço Cultural Kazuá o livro de poemas Segunda Queda, primeiro de sua carreira.

Acolhido pela Editora Kazuá, o projeto foi vencedor do PROAC – Poesia na edição de 2017. No dia do lançamento, haverá performances artísticas da cantora Valéria Houston, da atriz Veronica Valenttino e da cantora e atriz Danna Lisboa.

Além do lançamento oficial, uma performance baseada no livro será encenada no dia 2 de junho, sábado, 21h, antes da sessão de As 3 Uiaras de SP City, peça de teatro escrita por Ave que estará em cartaz no Centro Cultural São Paulo.

Segunda Queda resgata ilustrações e textos que Ave Terrena compôs desde a adolescência até os dias de hoje. Dividido em duas partes (A Casa é Aqui / e vá pro olho da rua traaaaa), há no livro um uso frequente de transgressões às normas cultas da língua escrita e palavras abreviadas, como nos textos redigidos em conversas pela internet. Segundo a autora, o recurso traz à poesia um grau de informalidade necessária para que ela se mantenha viva e preserve significados íntimos.

Ave também utiliza, nos poemas, termos do pajubá – vocabulário popular inspirado em línguas africanas e indígenas a fim de possibilitar a comunicação cifrada entre travestis e que, em seguida, foi assimilado por parte da comunidade LGBTQ. A autora ressalta a importância da oratura no seu trabalho, uma tradição de “literatura” oral muito presente em diversas culturas, que busca preservar conhecimentos ligados à narratividade.

“Apesar de tudo, também vejo a queda como cura e não simplesmente como destruição. Reflito sobre como buscar sobrevivência dentro de tanto dificuldade. A queda sempre foi vista no ocidente como algo produzido por forças do mal. Tento me apropriar desse tópico pelo avesso para encontrar uma reexistência“, afirma Ave.

Serviço

- Lançamento de Segunda Queda

Dia 30 de maio, quarta-feira, 20h, no Espaço Cultural Kazuá

Endereço: Rua Ana Cintra, nº 26 – Campo Elíseos.

Preço: R$ 40 (R$ 20 para pessoas trans autodeclaradas)

- Performance – Segunda Queda

Dia 2 de junho, sábado, 21h, antes da sessão do espetáculo As 3 Uiaras de SP City no Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade.

 

Comentários
Assista ao vídeo