Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Técnica de luta para militares é tema de encontro

21 de Maio de 2018

Na últma sexta-feira (18), Zacarias Pagnanelli, encontrou-se com o secretário-adjunto de Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, o assessor parlamentar da Secretaria de Segurança Pública, Renato Lemes, o delegado supervisor do Garra, Mário Palumbo, e o fundador do Ultimate Fighting Championship (UFC), Rorion Grace.

O assessor parlamentar da Secretaria de Segurança Pública, renato Lemos, o fundador do UFC, Rorion Grace, o secretário-adjunto de Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, o delegado-supervisor do GARRA, Mário Palumbo, e Zacarias Pagnanelli.
Foto: Karina Lajusticia

Rorion contou que os militares que pertencem a um pequeno grupo de oficiais de alto nível da primeira unidade de elite das forças armadas americanas pediram que ele desenvolvesse um curso para o combate corpo a corpo, baseado nas técnicas mais eficazes do Gracie Jiu-Jitsu, que resultou no programa de treinamento Gracie Combatives. Segundo Rorion, essas técnicas foram ensinadas exclusivamente aos membros dessa unidade tática de elite e depois foi adotada pelos Rangers do exército americano, e outras unidades militares. Em 2003, o exército americano adotou oficialmente o manual de combate corpo a corpo do Gracie Jiu-Jitsu. 

Na ocasião, Sérgio Turra aproveitou para ratificar o compromisso da Secretaria de Segurança com a integração das polícias do Estado de São Paulo.

Comentários
Programa Compartilha Brasil