Cultura - Teatro

Missão Super Secreta

17 de Maio de 2018

Com direção de Bel Kutner, infantil estreia no Teatro Raul Cortez

Espetáculo de Thereza Falcão apresenta aos pequenos o universo ilimitado da imaginação mesmo em um mundo dominado pela tecnologia. Elenco traz Thais Müller e Miguel Romulo

Stand-in: Caíque Nogueira e Mari Cerrone

 

Quais universos uma criança poderia descobrir se a tecnologia da vida cotidiana parasse de funcionar? Este é o tema do espetáculo infantil Missão Super Secreta, de Thereza Falcão, que estreia no dia 26 de maio no Teatro Raul Cortez, onde segue em cartaz até 15 de julho. O elenco conta com a participação deThais Müller (que recentemente fez a novela “Os Dez Mandamentos”, na TV Record) e Miguel Romulo (que atuou em “Êta Mundo Bom” e “Joia Rara” na TV Globo) e a direção é de Bel Kutner, atriz e diretora.

A peça revela as brincadeiras de Juca e sua prima Teco, que têm apenas oito anos e precisam encontrar alguma maneira de se divertir em um dia de enchente na cidade onde eles moram. Além da falta de energia provocada pela chuva forte, os dispositivos eletrônicos portáteis da casa ficaram sem bateria.

Esse é o ponto de partida para que as crianças mergulhem em um terreno até então pouco percorrido por eles: o de suas próprias imaginações. Cada móvel, cada objeto da casa recebe um novo sentido, uma nova utilidade nos mundos que eles começam a construir, sempre traçando um paralelo com a própria realidade que os cerca. Juca e Teco vivem uma aventura até então inédita em suas vidas.

A ideia é criar uma reflexão sobre uma forma de diversão tátil e lúdica, mostrando que o poder da imaginação não cabe em uma tela. Além disso, a peça pretende sensibilizar crianças e adultos para a interatividade com o outro, o aqui e agora, muito além das redes sociais.

Bel Kutner (atriz e diretora)

Atriz desde criança, Bel Kutner já participou de mais de 25 espetáculos de teatro, filmes, diversas novelas e séries.

Dirigir sempre foi um desejo, e depois de várias experiências como assistente de seu pai, o ator e diretor Paulo José, fez sua primeira direção no espetáculo “O conto da ilha desconhecida” de José Saramago, depois a peça do autor italiano Edoardo Erba “A maratona de Nova York”, ambas com o ator Anderson Muller, que agora é o produtor dessa nova empreitada. Sendo que Bel fez a primeira montagem de “Missão Super Secreta” como atriz, em 1993, dirigido pela autora Thereza Falcão. Hoje acumula a função de diretora artística da Cidade das Artes no Rio de 
Janeiro.

 

Thereza Falcão (autora)

Escritora, autora, diretora teatral e roteirista de televisão, Thereza Falcão iniciou sua formação na Faculdade de Teatro da Universidade do Rio de Janeiro e em cursos do Teatro Tablado. Participou como atriz em alguns espetáculos infantis. Foi diretora por 5 anos do espaço cultural Casa de Ensaio, no bairro Humaitá, no Rio de Janeiro, onde dirigiu seus primeiros espetáculos, “Simus”, de August Strindberg e “O Caso dos Dez Negrinhos”, de Agatha Christie.

Escreveu e dirigiu peças infantis como “A Arca de Noé”, “Missão Super Secreta” (em São Paulo remontada com o título de “Brincando na Chuva”, com Marco Ricca) e “A História de Topetudo”. Por este último, recebeu o Prêmio Coca-Cola de melhor texto e melhor espetáculo de 1997.

Desde 1999, é roteirista da TV Globo, onde já escreveu para vários programas, como os especiais de fim de ano “Dom” e “Correndo Atrás”; as telenovelas infantis “Sítio do Pica-pau Amarelo” e “Bambuluá”; os programas “O Pequeno Alquimista”, “O Jogo”, “TV Globinho”, “Garotas do Programa” e “Turma da Mônica”; e a telenovela “O Profeta”. Em 2017, foi a autora, juntamente com Alessandro Marson, da novela “Novo Mundo”. Para o Canal Futura, escreveu “Um Pé de Quê” e “Escola Digital”.

Thaís Muller (Atriz): Thais Müller Começou sua carreira em 1995, aos 3 anos, atuando na peça “A Dama e o Vagabundo”. Em 1999 foi chamada para o espetáculo “Conssões Infantis”. Em 2000, aos 7 anos, fez sua primeira novela, “O Cravo e A Rosa”, de Walcyr Carrasco, a convite do diretor Walter Avancini, encantando os telespectadores no papel de Fátima. No mesmo ano atuou no musical infantil “Tip e Tap – Ratos de Sapato”, além do lme Copacabana, de Carla Camurati. Em 2001, integrou o elenco de outro musical, “A Noviça Rebelde” com direção de Fábio Pillar. No mesmo ano, foi convidada por Wolf Maia para a minissérie “O quinto dos infernos”, na Globo, escrita por Carlos Lombardi. Seu talento chamou a atenção do autor que a escalou para a novela “Kubanacan”, em mais uma dobradinha com Wolf Maia. Em 2003, voltou aos palcos com a peça “Cosquinha”, grande sucesso de Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães. Fez em 2004 o programa “A Diarista”, com direção de José Alvarenga. Em 2006 foi convidada por Thalita Rebouças para a peça “Fala Sério, Mãe!”, direção de Regiana Antonini. Em 2008, atuou também no semanal “Dicas de um sedutor”, dirigido por Zé Lavigne, com a personagem Ferrinho. Em 2010, protagonizou o episodio “Intimiçao” do programa “A vida alheia” com direção geral de Roberto Talma. No mesmo ano, fez o curso de teatro do diretor Daniel Herz e também com a diretora Camilla Amado. Participou do elenco do lme “ A novela das oito” do diretor Odilon Rocha, que estreiou 2012, que lhe rendeu uma indicação ao prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival do Rio. Estudante do O Tablado desde 2010, sempre conciliou os trabalhos com os estudos, cando ainda três anos tendo aulas com o Daniel Herz, além de cursos livres com Camila Amado, Ana Kfouri, Sergio Módena, entre outros. Em 2013 , cou em cartaz com a peça “O Tempo e os Conways” um clássico de J B Priestley, e direção de Vera Fajardo. No ano seguinte, em 2014, cou em cartaz com espetáculo “Rebeldes sobre a raiva”, com direção de Rodrigo Nogueira, e ainda participou da ociana de Haikai do vivido com Georgette Fadel. De 2015 até 2017, integrou o elenco da novela “Os Dez Mandamentos” de Vivian de Oliveira com direção de Alexandre Avancini, onde fez sucesso como a engraçada Jerusa no folhetim bem sucedido da Rede Record. Em 2016, foi convidada a integrar o elenco da segunda temporada da Webserie Secreto, com a intensa personagem Manu, o que lhe rendeu uma indicação a melhor atriz dramática para o premio Rio Web Fest. Voltando aos palcos em 2017, ficou em cartaz dois meses com a peça “Ocupação Nós” de Rafael Salmona no Teatro Augusta. Ainda no mesmo ano, passou para a ocina de direção no instituto Oswald de Andrade, administrada por Eric Lenate.

Miguel Rômulo (Ator) : A trajetória na carreira artística do Ator Miguel Rômulo  começou como a de outros talentos mirins. Ele queria aparecer na televisão e a família percebeu que levava jeito para a coisa. Logo, começou a atuar em diversas campanhas publicitárias. É mais conhecido pelos papéis Shiva em A Favorita e Felipe em Caras & Bocas. A estréia na teledramaturgia aconteceu na novela Coração de Estudante (2002). Participou, também, de Celebridade (2003), Senhora do Destino (2004) e Pé na Jaca (2006). Nessa última, fez Marquinhos, um rapazinho que carregava o trauma de ter sido abandonado pelo pai. Com o papel de Shiva, na novela A Favorita ganhou o prêmio de ator revelação no Melhores do Ano de 2008 . Suas participações em telenovelas na TV Globo foram:2008 Novela A Favorita, ganhou o prêmio Revelação pela participação na Novela A Favorita.  /  2009 Novela Caras & Bocas  / 2010 TV Globinho Apresentador / 2011 Novela Cordel Encantado / 2012 Novela Amor Eterno Amor  / 2013 Novela Joia Rara / 2014 A Grande Família participação como Tuco (jovem) / 2016 Novela Êta Mundo Bom! / 2018 Novela Orgulho e Paixão. Participação em Cinema: em 2007 participou do filme Os Porraloquinhas. No Teatro atuou no s seguintes espetáculos: 2010- Tango Bolero e Cha Cha Cha / 2015- Três na Pista / 2017- Não queimem nossos sutiãs

 

Caíque Nogueira (Ator) :Caíque Nogueira é ator, apresentador e roteirista. Formado em Comunicação Social pela PUC-Rio, começou no teatro aos 8 anos com Monah Delacy. Aos 15, fez parte de projetos premiados da Revista Capricho, MTV e Editora Abril. Mais tarde, peças voltadas para o público jovem como “Alice e Gabriel” dirigida por Johnny Massaro e “Ladrões de Estrelas”. Na televisão, interpretou Thiago na primeira temporada de “Amor Veríssimo”, de Luis Fernando Veríssimo, no GNT, produzido pela Conspiração Filmes. Apresentou “Versus - Batalha Musical”, primeiro programa online do canal Multishow e foi repórter de bastidores da segunda temporada de “Lady Night”, com Tatá Werneck. Atualmente, com dois filmes jovens para estrear no segundo semestre, como “Tudo Por um Popstar” de Thalita Rebouças e o musical “Ana e Vitória” de Matheus Souza, o jovem também se divide sendo roteirista do canal Multishow e dublando para produções do Netflix.
Vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo em Conteúdo de Vídeo, no ano de 2010.

 

Mariana Cerrone (Atriz): Mariana Cerrone é atriz e apresentadora. Formada em Artes Cênicas pela universidade Cândido Mendes, começou no teatro aos 6 anos em Niterói. Aos 13, estreou seu primeiro espetáculo profissional, Pluft - O Fantasminha. Ao longo da sua trajetória estudou com profissionais renomados como Daniel Herz, Camilla Amado, Delson Antunes, Helena Varvaki, entre outros. Fez parte de projetos premiados no teatro, como o esquete “Golden Gate Bridge”, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no FESTU 2015 e o espetáculo infantil “Um Conto de Fado Padrinho” vencedor do prêmio Zilka Salaberry em 2017. No cinema, participou de “Desenrola - o filme” e “Não Pare na Pista - a História de Paulo Coelho”. Na internet, atuou em vídeos do “Porta dos Fundos” e recentemente, protagonizou um episódio na websérie produzida pela Rede Globo “A Beleza de Cada História”. Apresentou “Versus - Batalha Musical”, primeiro programa online do canal Multishow e atualmente comanda as transmissões ao vivo da gravadora Sony Music Brasil também na web.

 

SINOPSE

Ao se verem em uma pane elétrica causada por mais uma enchente calamitosa na cidade onde vivem e com todos os seus aparelhos sem bateria, os primos Juca e Teco, um menino e uma menina de oito anos de idade, mergulham em um terreno até então pouco percorrido por eles: o de suas próprias imaginações! Cada móvel, cada objeto da casa recebe um novo sentido, uma nova utilidade nos mundos que eles começam a construir, sempre traçando um paralelo com a própria realidade que os cerca. Juca e Teco vivem uma aventura até então inédita em suas vidas.

FICHA TÉCNICA

Texto: Thereza Falcão

Direção Artística: Bel Kutner

Elenco: Thais Müller e Miguel Romulo
Stand-in: Mari Cerrone e Caíque Nogueira

Figurinos: Marieta Spada

Adereços: Ariel Cohen

Cenografia: Beli Araújo

Trilha Musical: Fabio e Fael Mondego

Iluminação: Ana Kutner

Fotografia: Myllena Araujo

Assistência Direção: Déa Martins

Direção de Produção: Anderson Müller

Produção Executiva: Flavia Primo e Déa Martins

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO

A Missão Super Secreta, de Thereza Falcão

Teatro Raul Cortez – Rua Dr. Plínio Barreto, 286 - Bela Vista

Temporada: 26 de maio a 15 de julho; aos sábados e domingos, às 16h

Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada). Vendas pelo site ingressorapido.com

Bilheteria: Terça a quinta, das 15h às 20h. Sexta a domingo, das 15h até o início do espetáculo. Aceita todos os cartões de débito e cheque. Não aceita cheque.

Informações: 3254-1631

Classificação: XX anos

Duração: XX minutos

Capacidade: 513 lugares

***Possui ar condicionado e acesso para pessoas com deficiência

****Estacionamento do teatro: R$23

Comentários
Assista ao vídeo