Notícias -

Segurança de barragens e futuro das hidrelétricas são temas de eventos

16 de Maio de 2018

Comitê Brasileiro de Barragens estará à frente dos debates nacionais nos próximos dias 21 a 23 de maio, em São Paulo

Carlos Henrique Medeiros, presidente do CBDB
Divulgação

“No Brasil ainda existe uma ‘blindagem’ jurídica que restringe as informações sobre as causas dos acidentes em barragens. Isso precisa mudar, já que relatórios sobre acidentes e estudos de caso ajudam a prevenir novas tragédias e melhorar a segurança dos empreendimentos”. A afirmação é do presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Carlos Henrique Medeiros. Para aprofundar o tema e trazer as últimas novidades do setor, o Comitê organiza de 21 a 23 de maio, em São Paulo, o II Encontro Técnico sobre Incidentes e Acidentes em Barragens, o XI Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas e o II Simpósio sobre Usinas Hidrelétricas Reversíveis.

Para Medeiros, acidentes como o da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), chamam a atenção para o fato de que a cultura de segurança ainda não foi internalizada de forma eficiente nas organizações. “Segurança não combina com burocracia, falta de recursos, deixar para depois. Barragens são estruturas de risco e passíveis de incidentes e acidentes, com sérias consequências”, reitera.  Quem participar do evento conhecerá também a visão de um palestrante internacional, que falará sobre as lições aprendidas no acidente de Oroville (EUA), de grande repercussão no meio técnico.

O CBDB ainda vai discutir a questão das pequenas e médias centrais hidrelétricas, que se destacam por serem fontes de energia limpa, barata, de baixo impacto ambiental e geradoras de empregos. Para completar, estarão em debate as usinas reversíveis, pouco comuns ainda no Brasil e que podem servir de suporte nos picos de demanda do sistema elétrico.

São esperados cerca de 300 profissionais, agentes e acadêmicos no Bourbon Convention Ibirapuera, que compilarão ao final dos eventos a Carta de São Paulo para servir de subsídio às políticas setoriais. “O CBDB é um importante fórum de discussão dessas transformações e por isso vai exercer seu papel de impulsionador das ações necessárias para aprimorar cada vez mais o setor”, completa o vice-presidente do CBDB e coordenador dos eventos, José Marques Filho.

 

SERVIÇO 

O quê: XI Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas, II Simpósio sobre Usinas Hidrelétricas Reversíveis e II Encontro Técnico sobre Incidentes e Acidentes em Barragens 

Quando: 21, 22 e 23 de maio de 2018 

Onde: Bourbon Convention Ibirapuera Hotel, em São Paulo (SP) 

Programação e inscrições: http://www.cbdb.org.br/xispmch

 

Comentários
Programa Compartilha Brasil