Colunistas - Leonardo Reis

Autor Tiago Santiago estuda cinema em Los Angeles

16 de Maio de 2018

LOS ANGELES - O autor Tiago Santiago (54 anos) mudou-se para Los Angeles depois de sentir muita saudade e querer estar perto de sua filho, João Lucas, de 10 anos que reside na Califórnia. Sempre atento a novidades e fanático por escrever, este autor e roteirista de sucesso de várias novelas no Brasil decidiu fazer o curso profissional de roteirista na School of Theater, Film and Television da Universidade da Califórnia de Los Angeles (U.C.L.A.) uma das mais conceituadas Universidades de cinema do mundo.

Tiago Santiago e Leo Reis em Los Angeles

Foto: Heros Castro

Tiago é um dos roteiristas de maior sucesso de sua geração, mudou a história da televisão brasileira. Começou como ator, já produziu, escreveu e dirigiu, mas seu amor pelo roteiro, por contar uma história, falou mais alto. Em 2017, já morando em Los Angeles, participou do Spotlight Horror Film Awards, uma premiação internacional de filmes de terror independentes e ganhou o Spotlight Gold Award com o filme Possessões.

Possessões, medalha de ouro do Spotlight Horror Awards, foi o primeiro filme que Tiago escreveu, dirigiu e produziu. O filme foi rodado no Rio de Janeiro, com áudio original em português com legendas em inglês.

Tiago Santiago fez história no Brasil como autor; na Record, escreveu sua primeira novela, a nova versão de “A Escrava Isaura, em 2004, foi contratado como consultor de novelas na Record, ajudou a emissora a criar seu núcleo de produção de novelas. Em 2005, escreveu sua segunda novela, “Prova de Amor”, com grande sucesso, chegou a empatar com a novela da Globo.  Em 2007, escreveu “Caminhos do Coração”, um sucesso de audiência, bateu todos os concorrentes, com a primeira da saga dos Mutantes.

Tiago Santiago
Foto: Divulgação

Antes de desenvolver a teledramaturgia na Record, Tiago trabalhou 14 anos como roteirista na Rede Globo com grandes audiências. Depois foi para o SBT, assinou um contrato milionário para escrever 4 novelas, escreveu "Amor & Revolução", com aquele polêmico e demorado beijo gay em que Luciana Vendramini interpretou a doutora Marcela, que mantinha uma paixão por Marina, personagem de Giselle Tigre.  Escreveu também “Uma Rosa com Amor” e mais duas novelas que não foram produzidas pelo SBT, o que o deixou chateado e confessa arrependimento de ter saído da Record TV. Tiago tem seu próprio site www.tiagosantiago.com.br onde você pode conferir todas suas obras.

Tiago Santiago me recebeu em sua casa em Los Angeles onde conversamos sobre sua vida em Los Angeles e seus projetos futuros. Veja no vídeo abaixo:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre o autor

Leonardo Reis é formado em Letras no Brasil, Jornalismo em Nova York, com Mestrado em Linguística na Inglaterra. Reside em Nova York, onde é Professor Universitário e Jornalista Correspondente.

LeoReisNYC.com

Comentários
Assista ao vídeo