Cultura - Educação

VI FAAP Carreiras -Um salto para o mercado de trabalho

15 de Agosto de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana (20 e 21/8), o Departamento de Gestão de Carreiras da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) reúne empresas interessadas em contratar jovens para as vagas de estágio, programas de trainee e vagas efetivas. Neste ano, o FAAP Carreiras, evento que ocorre desde 2001, espera contar com a participação de mais de 30 empresas de diversos setores, que se apresentarão por meio de palestras, exposições e a visita de cerca de 500 alunos por dia. O objetivo da FAAP é permitir que os estudantes conheçam as dimensões das empresas, conectem-se ao mundo corporativo e se preparem para o mercado de trabalho.

“Trata-se de uma grande oportunidade para ambas as partes: das empresas conhecerem os alunos dentro de casa e também dos estudantes terem contato direto com os RHs de grandes companhias”, informa Simone Tavit Panossian, coordenadora do Departamento de Gestão de Carreiras da FAAP, que antecipa os destaques dos serviços oferecidos pelo setor neste ano - a introdução de coaching e mentoring.

Em relação ao coaching, Simone diz que é importante que os alunos saibam onde estão hoje e para onde desejam direcionar suas carreiras, desenvolvendo competências e habilidades. Já para o mentoring, a FAAP contará com o apoio de antigos alunos, que compartilharão suas experiências com os mais jovens, contribuindo assim para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes.

Participam do evento as empresas Alphaville Urbanismo, Ambev, Amcham, Anglo American, Australia Go, Abbott Laboratórios, Bloomberg, Bluestar Silicones, BRMALLS, Cremer, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Cia de Talentos, CIEE, Citibank, EDP no Brasil, English Camp, Ernst & Young, Grupo Meio & Mensagem, IBM, JSL (Julio Simões), KPMG Auditores Independentes, Mills Engenharia, Meliá Hotels International, Nitro Quimica, Nube, Riachuelo, Rico.com, Sandoz do Brasil, Shell, Siemens, The Group, Unidas Unidas, Via Mc Intercâmbio e Volkswagen.

Educação empreendedora e formação prática

O FAAP Carreira não é a única iniciativa da FAAP em ampliar a experiência dos seus alunos. Outro destaque na Fundação estimula o empreendedorismo, tema que já faz parte do DNA da FAAP – por meio do projeto empresário-sombra, que inaugurou um novo paradigma no ensino do curso de Administração.

Neste primeiro semestre de 2013, participaram sete empresas e oito alunos. Um novo grupo se prepara para o segundo semestre. A ideia é permitir que os alunos vivenciem o dia-a-dia da vida de um empresário e analisem na prática as teorias administrativas aprendidas em salas de aula, a exemplo do que é feito no Babson College dos EUA.

Pioneira, a Fundação mantém desde 1989 a JR. FAAP Consulting, a primeira associação civil do País, sem fins lucrativos, dirigida por alunos e supervisionada por professores, onde os estudantes têm envolvimento diário com projetos de plano de negócios, desenvolvimento de produtos, relacionamento com fornecedores, clientes e prospecção de clientes, entre outras atribuições.

Além disso, a FAAP possui um Centro de Criatividade e Empreendedorismo, que atua de forma transversal na instituição, abrangendo todas as Faculdades, com foco nas ações de educação empreendedora e formação prática.

No Direito, treinamento específico

Na área de Direito também há ações de estímulo à carreira profissional dos alunos. Trata-se do projeto de iniciação científica que existe desde o início do curso. A ideia é ensinar o aluno a estudar sozinho e a pesquisar qualquer assunto de seu interesse, seja na vida acadêmica ou posteriormente como profissional. Ele pode começar a pesquisa já a partir do 3º semestre, quando escolhe o assunto, conversa com um professor da área específica, que lhe dará orientações sobre a melhor bibliografia e o acompanhará até o final do trabalho, que dura, em média, um semestre letivo.

Além de obter um conhecimento maior sobre o assunto escolhido, o estudante também se familiariza com o processo de pesquisa acadêmica, o que lhe facilitará a elaboração do trabalho de conclusão de curso ou monografia. Em 2013, as pesquisas premiadas abordaram os temas biodireito e bioética, a clonagem e a reprodução assistida; a ortotanásia e a dignidade da pessoa humana; e a evolução da família. 

O Departamento de Gestão de Carreiras da FAAP é responsável por realizar visitas e parcerias com empresas de todos os segmentos; divulgar oportunidades de estágio, programas de trainee e efetivo; organizar palestras, workshops, plantões e eventos semestrais de recrutamento; orientar o profissional e auxiliá-lo na elaboração de currículo, participação de processos seletivos, dicas sobre vestuário e postura; acompanhar o desempenho dos estagiários através de relatórios, ligações e visitas; realizar coaching e mentoring para potencializar a vida acadêmica e profissional dos alunos e ex-alunos; realizar dinâmicas e entrevistas para indicação às empresas; dar suporte a toda documentação legal para estágios nacionais e internacionais; e informar sobre atualidades do merca do de trabalho

Comentários
Assista ao vídeo