Colaboradores - Valéria Calente

Deputado lança livro sobre nova lei trabalhista

10 de Maio de 2018
Foto: Valéria Calente

Relator da Lei 13.467/2017 que estabeleceu a nova Lei Trabalhista no país, o deputado Rogério Marinho lançou na última sexta-feira (4) seu livro Modernização das Leis Trabalhistas. O evento aconteceu no Hotel Novotel Jaragua Convention, em São Paulo, com o apoio de CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços.

Entre os presentes estavam o professor José Pastore, doutor honoris causa em ciência, PhD em sociologia pela University of Wisconsin (EUA), e professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração, da Universidade de São Paulo; Gaudêncio Torquato escritor, professor e jornalista vencedor do "Prêmio Esso de Jornalismo"; Avelino Lombardi, líder empresarial da Região Sul e presidente da Associação Comercial de Blumenau; Renato Fortuna, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Minas Gerais; João Diniz, advogado, empresário e presidente do Cebrasse; Tatiana Diniz, advogada, empresária e presidente da ABSEG – Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança.

Tatiana Diniz, professor José Pastore e Valéria Calente

Foto: Valéria Calente

Nos 150 dias de vigência, a atual Lei Trabalhista mostrou alguns avanços e desafios. O setor de serviços, também representado no evento, foi protagonista na busca das mudanças recentemente promulgadas, representando hoje 50% da mão de obra formal e 70% do Produto Interno Bruto. O deputado destacou a geração de quase 200 novos postos de trabalho entre janeiro e março.

Além disso, a Justiça Trabalhista já aponta uma redução de aproximadamente 50% na distribuição de ações. E, segundo o parlamentar, com a recente queda da Medida Provisória, que alterava o texto original, a tendência é de números ainda melhores, já que acabou a insegurança jurídica.

O livro é interativo e traz QRCODE em diversos momentos, possibilitando ao leitor participar, assistindo a toda a trajetória da nova lei trabalhista.  A obra é um documento que esmiúça a história recente do projeto que modernizou a legislação trabalhista do Brasil, com destaque para informações de bastidores sobre a tramitação da matéria no Congresso Nacional.

Foto: Valéria Calente
Comentários
Assista ao vídeo