Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Cartão de Visita: Diretor-Geral da Polícia Federal

15 de Agosto de 2013
Diretor-Geral da Polícia Federal Leandro Daiello
e Zacarias Pagnanelli (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Polícia Federal tem investido fortemente na modernização dos seus prédios com vistas a racionalização do trabalho, além de adequação de equipamentos modernos que auxiliam nas atividades desempenhadas pelo órgão. Atualmente, são 40 mil metros quadrados de novos prédios, entre superintendências, delegacias e prédios funcionais nas fronteiras.

GUAÍRA – PR                                                                       

Na próxima quinta-feira, 22/08, será inaugurada a nova delegacia na cidade de Guaíra –PR. Localizada na fronteira com o Paraguai, além de fazer divisa com o Mato Grosso do Sul, a cidade tornou-se local estratégico para o combate ao tráfico de drogas e armas, além de contrabando e descaminho.

O investimento na construção do novo edifício é de R$ 6,5 milhões em um terreno de 5.555,89 m² e a circunscrição abrange 31 cidades e 500 mil habitantes.

Serão oferecidos na nova delegacia todos os serviços prestados pela PF à população, tais como:

- emissão de passaportes,

- registro de entrada e saída de estrangeiros,

- pedidos de naturalização e permanência;

- pedido de refúgio,

- expulsão, deportação e extradição,

- autorização para registro e porte de armas,

- renovações de registro e porte de armas,

- recebimento de armas da Campanha do Desarmamento,

- controle de produtos químicos e fiscalização das empresas,

- fiscalização de empresas de segurança e eventos,

- emissão de Carteira Nacional de Vigilante,

- autuação de empresas de segurança privada, entre outros.

A PF em Guaíra – PR contará com um Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), responsável pelo patrulhamento do Rio Paraná, que tem mais de 200 km de extensão, equipado com uma lancha blindada – similar ao ‘Caveirão’, do BOPE – e em breve receberá outra embarcação blindada. Um escritório de inteligência, um canil e um núcleo de identificação para a confecção de retrato falado também farão parte da nova estrutura.

RIO BRANCO – AC

No mês de setembro será a vez da nova Superintendência Regional da PF no Estado do Acre. As obras, iniciadas em janeiro de 2011, devem ser concluídas até o final do próximo mês. A nova Superintendência terá área total de 11.700 m², sendo 8.350 m² de área útil. O restante corresponde a vagas de estacionamento do subsolo, helipontos e reservatórios.

O prédio foi concebido para atender aos novos conceitos de sustentabilidade. Foram adotadas soluções de alta eficiência elétrica para racionalização do consumo energético e reutilização da água da chuva. Foi instalado um sistema próprio de tratamento de esgotos, tendo em vista a não existência de rede pública de coleta de detritos. A ideia é que um quarto do terreno seja preenchido por gramados e arborização farta, o que garante a permeabilidade do terreno e redução do fluxo superficial.

Para uma fácil redistribuição dos espaços, a edificação será modular, apresentando grandes vãos livres e ambientes separados por divisórias e sistema de pisos elevados com mobilidade da rede elétrica. Entre os equipamentos instalados, o prédio contará com laboratórios de criminalística, estande de tiro, academia de ginástica, restaurante, telecentro, canil e sala de imprensa.

BOA VISTA – RR

No final do ano, está previsto o término das obras da nova Superintendência em Roraima. A estrutura que está sendo construída terá quatro pavimentos, sendo um subsolo, que abrigará estande de tiro, vestiários e estacionamento para viaturas. Com área total de 10.250 m² e capacidade prevista para 400 servidores, a nova superintendência abrigará área destinada ao atendimento do público, núcleo de operações, refeitório e academia no térreo, além de auditório com foyer para eventos sociais. Nos andares superiores, ficarão as delegacias especializadas, inteligência e setores administrativos. Atualmente, a obra encontra-se em fase de acabamento e instalações em geral.

Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo
e Zacarias Pagnanelli (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A coluna Cartão de Visita é publicada em diversos jornais do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros jornais a publicar a coluna foram O Santarritense, A Gazeta, O Farol, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), O Jornal Da Cidade, de Atibaia (SP) e o Correio do Papagaio, de Aiuruoca (MG), que circula em 28 cidades do sul de Minas. O programa Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, é exibido na Record News aos sábados, às 23h30, com reprise aos domingos, às 7h30.

Comentários
Assista ao vídeo