Colaboradores - Lica Gimenes

Cinco estratégias para ser um bom cozinheiro ensinadas no curso de Henrique Fogaça

6 de Maio de 2018

Aprender a cozinhar bem é um desejo que muitos têm em comum, seja pelo simples prazer de realizar uma boa refeição e impressionar os convidados ou seguir uma carreira na gastronomia. Mas, como começar? Pensando em facilitar o acesso a essas informações, quebrar o paradigma de que cozinhar é muito complicado e transformar os alunos nos chefs de suas próprias cozinhas, a Curseria, plataforma com linguagem inovadora que desenvolve cursos on-line com especialistas que são referências nas suas áreas de atuação, convidou o renomado chef de cozinha Henrique Fogaça para compartilhar seus conhecimentos no curso Cozinhe com Fogaça.

Henrique Fogaça
 

Confira cinco ensinamentos do chef:

1. Organização é tudo! - Mise en place

Para começar a cozinhar, o primeiro passo é a mise en place: a preparação e a separação prévia de todos os utensílios e ingredientes que serão usados na receita. Essa etapa é essencial para um bom trabalho, pois facilita a execução da receita. Os ingredientes devem ser limpos, cortados – quando necessário – e separados de forma que a visualização deles seja clara. Além disso também é importante que os utensílios que serão utilizados, como panelas, recipientes e talheres sejam colocados à vista.

 

2. Descubra o potencial dos ingredientes

"Não adianta você ser o melhor cara da cozinha e não ter um ingrediente de boa qualidade", conta Fogaça. Para ser um bom cozinheiro, de acordo com o chef, é necessário conhecer bem os ingredientes, saber selecioná-los de acordo com a qualidade e como harmonizá-los. Para isso, o chef indica que muita pesquisa seja feita e que as pessoas se aventurem a conhecer ingredientes das mais variadas regiões do País, como, por exemplo, o tucupi e o cumaru.

 

3. Aposte em bons caldos e fundos

Fundos e caldos são extremamente importantes para acrescentar sabor às receitas, por isso é preciso praticar essa técnica. A base, em grande parte das vezes, para criar um caldo consiste no meripoix – uma mistura de vegetais típica da culinária francesa, com cebola, cenoura, salsão e alho poró. Caldos de legumes, carne, frango e peixe são elementos essenciais para todos os cozinheiros.

http://www.salgastronomia.com.br/

4. Coloque a mão na massa e acerte o ponto da carne

Outras técnicas que precisam ser dominadas por todos os cozinheiros são a massa fresca e as carnes. Com a massa é necessário cuidado quanto a proporção dos ingredientes utilizados para fazê-la (farinha e gema de ovo) visando obter um resultado equilibrado e uma massa que não seja nem seca demais nem líquida. Os ovos devem ser acrescentamos aos poucos à farinha e uma dica para que a massa tenha uma aparência mais bonita é a utilização apenas da gema. Além disso, também é importante aprender a atingir os pontos corretos de cada tipo de carne e as variações de harmonização da carne bovina e da suína.

 

5. Pratique! Vá para o fogão!

Um dos principais pontos para ser um bom cozinheiro é dominar variadas receitas, entre as clássicas, as simples e as mais ousadas. Também é sempre possível utilizar a criatividade para criar novos pratos. Antes disso, no entanto, praticar receitas de chefs experientes é um ótimo primeiro passo.

 

Sobre o chef Henrique Fogaça

Defensor da comida como necessidade e não como um artigo de luxo, o chef Henrique Fogaça é contrário ao movimento de gourmetização e defende a gastronomia como algo que deve ser acessível a todos. Jurado do maior talent show de gastronomia do País, o Masterchef, Fogaça ainda encontra tempo para conduzir os restaurantes Sal Gastronomia e Jamile, o pub Cão Véio, o bar Admiral's Place, administrar O Mercado, além de compor músicas e ocupar a posição de vocalista da banda Oitão. Entre os prêmios já conquistados por ele estão o de Chef Revelação 2008 e 2009, além do Prêmio Paladar de Melhor Carne de Porco.

Em seu curso na Curseria, Fogaça compartilha diversas receitas, de criações suas, como o famoso nhoque de mandioquinha com ragu de javali, até receitas que trazem a ele memórias afetivas, como os ovos nevados. Confira mais no Cozinhe com Fogaça.

Comentários
Assista ao vídeo