Notícias -

NABShow 2018: Mídia, Entretenimento e Tecnologia

3 de Maio de 2018

O maior e mais importante evento do mundo sobre conteúdo para vídeos, streaming e entretenimento

 

Em seis dias de evento, entre 7 e 12 de abril, em meio aos gigantes corredores do NAB Las Vegas, nas diversas salas que ofereciam conteúdos nas áreas de mídia, entretenimento e tecnologia, vários temas foram discutidos e aprofundados. Destaque em 2018 para alguns temas relevantes e importantes: conteúdo para vídeos e canais, streaming e e-Sports.

 

A edição 2018 NABShow contou com a participação de mais de 1.700 empresas, incluindo 819 expositores internacionais e algumas das principais marcas e empresas do mundo, incluindo Sony, Canon, Nikon, Panasonic, Cisco, Ericsson, Google, Facebook, IBM, Imagine, Microsoft, AWS Elementar, Adobe, Avid e Sharp. Entre os exibidores, empresas que já estiveram presentes em outros anos e algumas novas.

 

“Nossos expositores, novos e antigos, são a base do NABShow. Os participantes vêm de todo o mundo para ver, em primeira mão, as tecnologias de ponta dessas empresas e soluções práticas de negócios’’, explica Chris Brown, Vice-Presidente Executivo de Convenções e Operações do NAB.

Foto: Carolina Franco

O YouTube que influencia as novas gerações

Entre os temas de interesse, estão os games, que ganham mais destaque e passam a ser um dos principais meios de entretenimento da nova geração. A qualidade dos vídeos também é outro assunto em pauta, sim, os internautas estão mais exigentes e buscam conteúdo com qualidade.

 

A nova geração de gamers

Foto: Carolina Franco

Um levantamento sobre os gamers revela dois pontos relevantes: a idade média dos gamers, 29% estão abaixo dos 18 anos, 27% acima, 19% entre 36 e 49 anos, e 26% com mais de 50 anos. Além disso, destaque para um dado importante: os jovens preferem acessar os games pelo celular.

Foto: Carolina Franco

Expositores e novidades

Diversas novidades em captura de imagens, produção de vídeos, conteúdo e streaming. Câmeras ultra modernas, imagens em 8K, as mais modernas soluções para obter o melhor conteúdo em vídeos. Entre as grandes marcas, a Cannon e Nikon apresentaram lançamentos nas linhas de câmeras fotográficas, equipamentos compactos, que permitem produções em até 6K, com recursos para transmissões ao vivo.

A gigante Google, com destaque para suas plataformas em nuvem, e Facebook, com soluções para lives, mais uma vez marcaram presença no NABShow.

 

Novos avanços em VR, drones e AR

O VR foi uma das atrações mais procuradas por quem passou pelo NAB2018 e buscava experiências reais. Junto com ele, os drones e (AR) realidade aumentada ganham o mundo real e se aproximam ainda mais dos espectadores.

 

Novas portas estão sendo abertas para o mercado de e-Sports

Dentre todos os temas discutidos no NABShow 2018 o mercado de e-Sports foi um tema atual que entrou no painel de palestras desta edição. Atualmente, muitas categorias desse mercado, em expansão, ultrapassam os esportes tradicionais em audiência. Os grandes torneios possuem transmissões ao vivo, via Internet, etapas presenciais que podem ser acompanhadas por milhares de pessoas, narradores oficiais e até premiações milionárias.

Nos EUA, os e-Sports são quase tão populares quanto o futebol americano entre os jovens no país. Segundo pesquisas do Washington Post e da UMass-Lowell,  38% dos entrevistados, com idades entre 14 e 21 anos, disseram ser fãs de e-Sports, um excelente número em comparação com 40% do futebol americano.

 

Conteúdo e comunicação

Muito mais que uma exposição para demonstração de equipamentos, o NABShow 2018 colocou em pauta o desafio da produção de conteúdo. Renomados profissionais das áreas de marketing e comunicação deram dicas para produção de vídeos e conteúdo para canais de comunicação.

 

‘’Sim, a comunicação pode ser peça-chave para a sua empresa, dentro das suas diferentes frentes’’, destaca Amy DeLouise, especialista em marcas e produção de conteúdo.

 

Destaque para as dicas de produção de lives com celulares* e novos equipamentos. Com bons recursos, os especialistas garantem que os vídeos podem, cada vez mais, ganhar em qualidade.

Foto: Carolina Franco

Quer saber mais sobre as curiosidades que vimos no Nabshow? Acesse aqui o material.

*Texto originalmente publicado no Blog da Eventials. A jornalista Carolina Franco viajou em parceria com a empresa. 

https://www.eventials.com/blog/

 

Comentários
Assista ao vídeo