Colaboradores - Valéria Calente

I Congresso de Direito Médico discute Dignidade da Saúde

2 de Maio de 2018

O I Congresso Paulista de Direito Médico, realizado entre os dias 5 e 6 de abril, teve como tema o “Direito e Medicina juntos em prol da Dignidade da Saúde”. A iniciativa foi da Subseção de Santana da Ordem dos Advogados do Brasil e foi coordenado pela Comissão de Direito Médico, Biodireito e Bioética.

Crédito: Arquivo Pessoal

O vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, representou o presidente da entidade Marcos da Costa na solenidade de abertura e saudou a Subseção de Santana pela realização do evento. Compuseram a mesa durante a abertura da solenidade, o assessor jurídico do Conselho Federal de Medicina, Turybio Pires de Campos, e o conselheiro do Conselho Regional de Medicina, Ruy Tanigawa.

O presidente da Subseção Santana, Claudio Moreira do Nascimento, destacou por sua vez a atuação da Comissão que reuniu representantes das áreas para palestrarem sobre temas que englobam desde a relação do médico com o paciente até a mercantilização da medicina, buscando discutir a responsabilidade jurídica nesses ambientes. “O maior objetivo da Comissão de Direito Médico da Subseção de Santana é por um indelével legado de estudos científicos”, observou a presidente da Comissão, Ana Carolina Daher Costa.

Na programação do Congresso, destacaram-se temas como “Transplante e doações de órgãos enfoque ético e Civil”, “Aspectos éticos e jurídicos da reprodução humana assistida e as alterações colocadas pela Resolução 2.168/2017 do CFM”, “Ética médica na publicidade médica e suas implicações administrativas e jurídicas”, entre outros.

Comentários
Assista ao vídeo