Business -

Sorocaba Refrescos aumenta em 68% sua produtividade com fluig

19 de Abril de 2018

A Sorocaba Refrescos é uma das maiores fabricantes e distribuidoras regionais da Coca-Cola no Brasil, atuando em 60 municípios do interior do estado de São Paulo. Para atender às necessidades de todos os envolvidos diretamente com a companhia como acionistas, consumidores, colaboradores e fornecedores, a empresa percebeu que seria fundamental o apoio de uma tecnologia que contribuísse para a organização dos processos e integração das informações.

Em primeiro lugar, a Sorocaba Refrescos precisava superar desafios dentro de casa. Com uma média de 150 cadastros semanais, entre clientes e materiais, esse era o ponto de partida para mudança de toda a operação. Por isso, o processo era complexo e os dados eram distribuídos entre um sistema de mercado e outros legados, além da rotina de cadastro manual e faseada, passando por cerca de 40 telas para cada item ser concluído, o que demandava muito tempo das áreas para preencher os dados nos sistemas, causando retrabalhos e atrasos no restante da operação.

 

Ademais, a empresa também não rastreava os processos, fragilizando o controle de cada etapa, já que não era possível saber em qual setor estava parado o cadastro. Com esse cenário, todo fluxo demorava de 10 a 15 dias aproximadamente para finalizá-lo.

Ao buscar rastreabilidade e melhor controle da operação, a Sorocaba Refrescos encontrou no fluig, plataforma de transformação digital da TOTVS, o apoio necessário para o seu projeto, pois a companhia buscava por uma tecnologia que tivesse facilidade de integração com seu ERP e demais sistemas. “O fluig é um projeto contínuo, pois acompanha diversos alicerces e necessidades da empresa. Todas as áreas da Sorocaba Refrescos necessitavam de processos integrados, automatizados com rastreabilidade e mobilidade. A ferramenta permitiu tudo isso, além do uso em diversas áreas da companhia, do RH ao comercial e marketing”, afirma Gerson Agostinho, gestor de TI da Sorocaba Refrescos.

Realizada em parceria com a Average, canal oficial do fluig, a implantação levou 6 meses e envolveu funcionários de diferentes áreas e apenas dois desenvolvedores. O objetivo era centralizar todo o cadastro em uma única tela, por meio da plataforma, permitindo que sete áreas diferentes trabalhassem no mesmo campo em paralelo. Também foi incrementado um sistema de notificações, que alerta um superior, caso o registro da área atrase.

A interface intuitiva da tecnologia facilitou o preenchimento dos campos, de forma inteligente e responsiva, se adaptando rapidamente ao tipo, obrigatoriedade e prioridade das informações. A integração com os softwares já existentes na empresa também permitiu maior versatilidade e qualidade para que os diferentes sistemas conseguissem iniciar um processo de cadastramento sem interferências ou inconsistências. Outro grande ganho de tempo do projeto foi a possibilidade de movimentar os dados em blocos para o cadastro de materiais. Agora, com o fluig, 15 materiais são movimentados por vez, agilizando o dia a dia da empresa, já que antes só conseguia realizar um por um. Já no cadastro de clientes houve uma redução de 10 dias na inclusão no sistema. “Com os dados mais organizados e todo o processo passando pelo fluig, a Sorocaba Refrescos conquistou ainda mais vantagens competitivas”, explica Agostinho.

Com a plataforma, a Sorocaba Refrescos conquistou um melhor padrão de qualidade e aumentou sua produtividade, contribuindo para que a companhia acabe com processos demorados. “O desafio da Sorocaba Refrescos de mudar a experiência dos seus funcionários e ganhar escala e velocidade nos processos encontrou no fluig a solução ideal. Criar uma camada web sobre um sistema core e construir sobre ele suas regras de negócio e processos mais simples e ágeis é o novo momento dos departamentos de TI das empresas. Para navegar bem na jornada de Transformação Digital, as empresas devem aderir aos modelos ágeis de gestão e inovação, pra isso elas podem contar com fluig”, comenta Mario Almeida, head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Sobre a Sorocaba Refrescos

A Sorocaba Refrescos é uma franquia do sistema Coca-Cola Brasil que possui mais de 40 anos de história. Produz e distribui mais de 100 produtos, atende 11 mil clientes e 2,4 milhões de consumidores. Sua área de atuação contempla 60 municípios da região, gerando mais de 1,2 mil empregos diretos e indiretos.

Sua capacidade produtiva é de mais de 200 milhões de litros de bebidas por ano. Um rigoroso controle de qualidade possibilita à empresa ser certificada pelas normas ISO 9001 – Qualidade, ISO 14001 – Meio Ambiente, OHSAS 18001 – Saúde e Segurança e FSSC 22000 - Segurança dos Alimentos.

Seu compromisso socioambiental vai muito além de suas obrigações legais. A empresa investe cerca de R$ 2 milhões anuais em projetos sociais nas áreas de educação, meio ambiente, esporte e cultura.

Em 2017, a Sorocaba Refrescos foi eleita pela quinta vez como uma das 150 melhores empresas para trabalhar no país, segundo o guia Você S/A, atingindo a marca de 77,5% do Índice de Felicidade no Trabalhado, classificando-se entre as dez melhores empresas do setor de bens de consumo.

Outras informações no site www.sorocabarefrescos.com.br.

Comentários
Programa Compartilha Brasil