Colaboradores - Fabiano de Abreu

Simaria, da dupla com Simone, é diagnosticada com tipo raro de tuberculose

18 de Abril de 2018

Resultado de imagem para simaria

Simaria

Foto: Reprodução

 

A cantora Simaria, da dupla com Simone, está internada desde o dia 12 abril no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Até ontem, ninguém sabia detalhes sobre o que ela tinha, mas nesta quarta-feira (18), novas informações foram divulgadas ao público.

A coleguinha foi diagnostiacada com tuberculose ganglionar. De acordo com o infectologista Eduardo Martins, do Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose, essa versão ganglionar é uma apresentação mais rara da infecção.

"É o mesmo bacilo da tuberculose pulmonar. A pulmonar é apenas o tipo mais frequente de apresentação da tuberculose, com 85% dos casos. De uma forma geral, é uma bactéria que dá em todos os órgãos: pulmão, coração, pleura e também nos gânglios".

Simária teve alta nesta terça, mas vai continuar o tratamento em casa, sob observação médica.

Saiba mais sobre a tuberculose ganglionar

  • Diagnóstico

No diagnóstico são utilizados os seguintes exames: baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria, além da investigação complementar por exames de imagem.

  • Tratamento

O tratamento do tipo ganglionar é o mesmo da tuberculose comum. O paciente deve ser tratado com antibióticos durante pelo menos seis meses, segundo orientações do Ministério da Saúde e do médico especialista.

"A pessoa precisa manter o tratamento por no mínimo seis meses a um ano. Não pode parar, porque se nem todas as bactérias forem atingidas pelo antibiótico, podem surgir cepas resistentes. Tuberculose tem cura, mas precisa seguir de forma bem rigorosa a prescrição do médico", disse o infectologista Edimilson Migowski.

Comentários
Assista ao vídeo