Notícias -

Saiba mais sobre a doença que acometeu a cantora Simaria

18 de Abril de 2018

A tuberculose é uma doença infecciosa que pode ser pulmonar ou extrapulmonar. Quando é extrapulmonar, o principal órgão acometido são os gânglios, que constituem o sistema de defesa do organismo - daí o nome “tuberculose ganglionar”. A cantora Simaria, da dupla Simone & Simaria, contraiu esse tipo de tuberculose.

A tuberculose é transmitida por uma micobactéria – o bacilo de Koch – pelo ar, por meio de tosse ou espirros de pessoas contaminadas, que invade os pulmões de uma pessoa saudável ao respirar, penetrando na corrente linfática e alcançando os gânglios.

A inflamação dos gânglios, que crescem em média entre 2 e 4 cm, é uma resposta do organismo à entrada do bacilo. O gânglio geralmente afetado fica atrás do coração, grudado na traqueia. “Há casos em que a tuberculose ganglionar infarta tanto que sutura”, diz Raquel Garcia, infectologista do Hospital São Luiz Unidade Morumbi, em São Paulo.

Os principais sintomas desse tipo de tuberculose são perda de peso, sudorese noturna, perda de apetite e fraqueza, além do aumento do gânglio. Diferentemente da tuberculose pulmonar, não há tosse. “A pessoa passa longos períodos com esses sintomas. Eles vão progredindo devagar, pois a evolução da tuberculose é lenta”, explica.

“De 5% a 15% das pessoas entram em contato com a bactéria, mas não desenvolvem a doença”, completa.

A infectologista afirma que, se tratada, a tuberculose não apresenta risco de morte. “A doença oferece gravidade quando a bactéria é resistente”, explica.

Comentários
Assista ao vídeo