Cultura - Teatro

A Pequena Sereia, o musical da Dinsey, tem estreia nacional em SP

18 de Abril de 2018

O musical ‘A Pequena Sereia’, superprodução da Broadway inspirada no filme da Disney, terá sua primeira montagem no Brasil, a partir de 30 de março, no Teatro Santander. A diretora e coreógrafa Lynne Kurdziel-Formato, que já esteve à frente de diversos musicais no mundo, assinará a versão brasileira, destinada ao público de todas as idades, tanto para quem guarda o filme em sua memória afetiva quanto para as novas gerações.  É a primeira vez que a Disney autoriza uma montagem no país, sem obrigação de ser uma réplica da americana. A IMM e Stephanie Mayorkis, da EGG Entretenimento, compraram os direitos para realizar este espetáculo  no Brasil, que terá 33 atores em cena e 12 músicos, com apresentação do Ministério da Cultura, Mercado Livre e Mercado Pago, patrocínio da Zurich Santander Seguros, Sky, Multiplus e Prevent Senior, com apoio da Colgate, Drogaria São Paulo e Focus Energia.

 “Tenho muito orgulho do processo de desenvolvimento que o Teatro musical no Brasil vem passando desde 2001 até hoje. Atualmente, temos grandes talentos no país, assim como músicos, equipes criativas e técnicos capacitados. Investimos na formação de plateia”, destaca Stephanie Mayorkis, co-produtora do espetáculo e diretora da IMM. “Tudo isto, junto com nossa relação profissional de credibilidade e parceria com o time da Disney Theatrical, contribuiu para que a Disney nos desse esse voto de confiança e oportunidade para trabalharmos em uma versão totalmente nova, com qualidade e adaptações que sejam pertinentes ao nosso país”, acrescenta.

  “A IMM tem um portfólio de marcas único no mercado brasileiro e um histórico de entrega de resultados para seus parceiros. Estamos muito felizes em poder apresentar para o público brasileiro esse grande espetáculo, celebra Alan Adler, presidente da IMM.

 O elenco foi escolhido através de audições, que tiveram mais de 2000 inscritos. Fabi Bang (Ariel), Tiago Abravanel (Sebastião), Rodrigo Negrini (príncipe Eric), Andrezza Massei (Úrsula) e Lucas Cândido (Linguado) estarão ao lado de Conrado Helt (rei Tritão), Fábio Yoshihara (Grimsby), Elton Towersey (Sabidão), Lucas de Souza (Limo), Marcelo Vasquez (Lodo) e Arízio Magalhães (Chef Louis). O elenco traz ainda Alberto Venceslau, Alessandra Dimitriou, Ana Araújo, Andreza Meddeiros, Bruna Vivolo, Carla Vazquez, Daniel Caldini, Fernanda Muniz, Guilherme Pereira, Henrique Moretzsohn, Johnny Camolese, José Dias, Letícia Soares, Marisol Marcondes, Murilo Armacollo, Nay Fernandes, Renato Bellini, Rodrigo Garcia, Sandro Conte, Vanessa Mello, Willian Sancar e Ygor Zago.

 Em sua estreia no país, Lynne Kurdziel-Formato ficou encantada com a qualidade dos atores brasileiros: “eles são extremamente talentosos e criativos. E o que mais me impressionou e me fez sentir “em casa” foi a paixão com a qual eles se entregavam nas cenas, totalmente abertos a tudo que propusemos”.

 Com base na clássica história de Hans Christian Andersen, ‘A pequena sereia’ tem como protagonista Ariel, que vive no fundo do mar, mas quer fazer parte do mundo dos humanos. Depois de tomar coragem e fazer um acordo com Úrsula, a esperta bruxa do mar, Ariel embarca na aventura da sua vida. Ao lado de Linguado e Sebastião, Ariel precisará de coragem e determinação para fazer o bem para os seus dois mundos.

A montagem terá toques de brasilidade. “A versão ficou maravilhosa, com pitadas e ritmos do nosso país que encantarão o público”, afirma Stephanie Mayorkis. “Tenho certeza que entregaremos uma bela produção à plateia brasileira, fiel às intenções originais do musical. Nossos tradutores fizeram um trabalho adorável e toda a magia da Disney estará presente no palco desta superprodução”, enaltece Lynne.

 

 “A Pequena Sereia é um clássico da Disney e tem uma presença muito forte na memória dos brasileiros de todas as idades. Ele trata de um tema cada vez mais atual, que é a força das mulheres e a capacidade que elas têm de correr atrás de seus sonhos”, afirma Stephanie Mayorkis. Lynne Kurdziel-Formato complementa: “todos os jovens passam por estágios nos quais eles sentem que não se encaixam, que são incompreendidos, o que costuma gerar o conflito de gerações. A Pequena Sereia é uma história universal, é também sobre os sacrifícios que estamos dispostos a fazer para o amor, seja ele o romântico, de família, de amigos”.

 

 Produzido originalmente pela Disney Theatrical Productions, o musical estreou oficialmente na Broadway em 2008. O texto do musical é de Doug Wright, com música de Alan Menken , letras de Howard Ashman (escritas para o filme) e  letras adicionais de Glenn Slater. “Eu amo a música de Alan Menken, em um momento você está muito emocionado e, no instante seguinte, está gargalhando. Em vários momentos, queremos sair cantando e dançando juntos. Como qualquer bom musical, há uma grande variedade de estilos”, afirma Lynne.

 A Pequena Sereia teve duas indicações ao Tony Awards, três ao Drama Desk Awards (incluindo melhor atriz), sete ao Broadway.com Audience Awards (vencendo com Sierra Boggess, na categoria revelação favorita), além de ter sido indicado ao Grammy como melhor álbum de gravação de elenco.

 Lançado em 1989, o filme foi uma das maiores bilheterias do ano, sendo um marco na retomada das grandes produções da Disney. ‘Under the sea’, presente também na trilha do musical, ganhou o Oscar e Globo de Ouro de melhor canção original, além do Grammy de Melhor canção escrita para filme. A trilha sonora também venceu o Oscar e O Globo de Ouro.

A montagem brasileira traz, além de Lynne Kurdziel Formato (diretora artística e coreógrafa), Vânia Pajares (diretora musical), Fernanda Chamma (diretora artística e coreógrafa associada), Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler (tradução) e Stephanie Mayorkis (produção geral).

 Equipe Criativa:

 Diretora Artística e Coreógrafa – Lynne Kurdziel Formato

Diretora Musical – Vânia Pajares

Diretora Artística e Coreógrafa Associada – Fernanda Chamma

Cenógrafo e Designer de Luz – Benjamin la Cour

Figurinista - Fábio Namatame

Designer de Som - Tocko Michelazzo

Designer de Peruca e Maquiagem - Feliciano San Roman

Tradução - Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler

 Produção geral - Stephanie Mayorkis

 Realização: IMM e Stephanie Mayorkis (EGG Entretenimento)

Facebook

https://www.facebook.com/musicalapequenasereia/

 Instagram

https://www.instagram.com/apequenasereiamusical/

 SOBRE A IMM

Criada no final de 2011, a IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de Esporte, Entretenimento e Venda de Ingressos.  No Entretenimento, a IMM tem uma sociedade com a Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio, uma joint venture com o Cirque Du Soleil para promover suas turnês no Brasil, é proprietária do Taste of São Paulo, o melhor festival de restaurantes do mundo e recentemente criou a área de Family entertainment para desenvolver projetos com foco em grandes musicais da Broadway e family shows. O primeiro espetáculo foi o musical My Fair Lady, lançado em agosto de 2016. Em 2017, a IMM realizou o musical ‘Cantando na Chuva’. Em Esporte, a empresa é proprietária do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, o consagrado torneio de vôlei de praia, o Rei e Rainha da Praia, e o Mundial de Skate Bowl, que faz parte da plataforma de eventos ao vivo do Verão Espetacular da TV Globo. Com amplo expertise nesta área, já produziu os jogos da pré-temporada da NBA, UFC, Volvo Ocean Race e uma plataforma de eventos de golfe com chancela do PGA. Em digital, a empresa atua com sua plataforma de ticketing TUDUS, que é responsável pela venda de ingressos online e off-line para os eventos da empresa e de terceiros. A área conta com projetos importantes, como venda de ingressos para NBA, UFC, show Paul McCartney, Circuito Banco do Brasil, Rio Open e todos os ingressos da Casa de Show Vivo Rio e mais 35 teatros entre Rio e São Paulo.

 Sobre a EGG Entretenimento

Stephanie Mayorkis é sócia fundadora da EGG Entretenimento, empresa que foi criada com objetivo de apresentar ao público brasileiro produções teatrais, exposições e projetos de Performing Arts com alto nível de excelência.
A empresa foi responsável pela realização de musicais e exposições de sucesso, tais como: ‘My Fair Lady’ e ‘Cantando na Chuva’, ‘Exposição Corpo Humano – Real e Fascinante;’ exposição ‘Cérebro – O mundo dentro da sua cabeça’.  Sua experiência profissional inclui Lojas Americanas, Playcenter e Time for Fun, empresa na qual  durante 14 anos  foi diretora e responsável por diversos projetos, tais como: ‘O Rei Leão’, ‘Jesus Cristo Superstar’, ‘A Família Adams’, ‘Mamma Mia’, ‘Cats’, ‘Cirque du Soleil’, ‘Disney on Ice’, ‘Billy Elliot’, ‘Peter Pan’, ‘Miss Saigon’, ‘Fantasma da Ópera’, ‘Sweet Charity (2006)’, ‘Exposição Corpos Pintados’, ‘Exposição Leonardo Da Vinci’, ‘Sonar Sound Festival’, entre outros.

   Sobre a Disney Theatrical Productions (DTP)

Opera sob a direção de Thomas Schumacher e está entre as empresas de teatro comercial mais bem sucedidas do mundo, trazendo eventos de entretenimento ao vivo para uma audiência anual global superior a 19 milhões de pessoas em mais de 50 países. Sob a bandeira Disney Theatrical Productions, o grupo produz e licencia produções da Broadway em todo o mundo, incluindo ‘A Bela e a fera’, ‘ O rei leão’, ‘Tarzan’, ‘Aida’ (de Elton John e Tim Rice), ‘A pequena sereia’, ‘Mary Poppins’ (uma co-produção com Cameron MacKintosh),  ‘Peter and the Starcatcher’, ‘Newsies’ e ‘Aladdin’, entre outros. ‘Frozen’, baseado no filme vencedor do Oscar, estreará na Broadway em 2018. Outras bem sucedidas  montagens de  musicais incluem ‘Shakespeare Apaixonado’ - indicado ao Prêmio Olivier, de Londres -, produções de teatro, como ‘High School Musical’, ‘O corcunda de Notre Dame’,  em Berlim,  e o ‘Rei David em concerto’. A DTP colaborou com os principais teatros regionais do país para desenvolver novos títulos, incluindo ‘The Jungle Book’, ‘The Hunchback of Notre Dame’ e ‘Freaky Friday’.

 Sobre a The Walt Disney Company (Brasil) 

Parte da The Walt Disney Company  Latin American, o escritório no Brasil é responsável pela marca Disney e seus negócios por todo o país, garantindo aos brasileiros a possibilidade de receber Disney em seus lares, através da TV e entretenimento online, videogames e produtos de consumo, além da oportunidade de desfrutar os shows e filmes nos cinemas.  

 Sobre o Teatro Santander

O Teatro Santander é considerado um dos mais modernos do mundo e o primeiro teatro multiuso de São Paulo, com quatro possibilidades diferentes de configuração, o que permite realizar no local desde shows musicais, desfiles de moda e eventos corporativos até grandes produções da Broadway sem a necessidade de qualquer adaptação. A versatilidade se deve ao exclusivo sistema de poltronas retrátil, que pode acomodar 1.100 pessoas sentadas ou até 1.800 espectadores em outros formatos. O Teatro Santander tem 13.000m2 de área construída e é o único teatro do país com 56 varas cênicas motorizadas.

 SERVIÇO:

 Ministério da Cultura, Mercado Livre e Mercado Pago apresentam:

 ‘A PEQUENA SEREIA’

 Patrocínio: Zurich Santander Seguros e Previdência, SKY, Multiplus e Prevent Senior

Apoio: Colgate, Drogaria São Paulo e Focus Energia

 Temporada: até 29 de julho de 2018

Local: Teatro Santander

Endereço: Complexo do Shopping JK - Av. Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi - SP

 Horários:

Quinta, às 21h

Sexta, às 21h

Sábado, às 16h e 20h

Domingo, às 15h e 19h

 Ingressos:

Quintas e Sextas

Frisas balcão: R$ 75,00

Balcão B: R$ 75,00

Balcão A: R$ 120,00

Frisas plateia superior: R$200,00

Plateia superior: R$ 200,00

Plateia VIP: R$ 260,00

 Sábados e Domingos

Frisas balcão: R$ 75,00

Balcão B: R$ 75,00

Balcão A: R$ 140,00

Frisas plateia superior: R$ 220,00

Plateia superior: R$ 220,00

Plateia VIP: R$ 280,00

 Vendas:

Abertura de vendas: 31 de janeiro

Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br)

Bilheteria do teatro - horário de funcionamento: domingo a quinta, das 12h às 20h ou até o início do espetáculo / sexta e sábado, das 12h às 22h ou até o início do espetáculo)

Vendas a grupos: grupos-entretenimento@immbr.com

 Classificação Etária: livre (menores de 12 anos permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsáveis legais)

Duração: 2h30 minutos (com intervalo de 15 minutos)

Capacidade: 959 lugares

Comentários
Assista ao vídeo