Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Hélio Ansaldo

14 de Agosto de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O santista Hélio Ansaldo (1924-1997) começou a carreira como  locutor esportivo na Rádio Gazeta de São Paulo. Um ano depois se transferiu para a Rádio Panamericana, a atual Jovem Pan, e foi ali que ele se transformou em um dos principais locutores do rádio brasileiro nos anos 50 e 60.

Um dos responsáveis pelas transmissões esportivas da Rádio Panamericana, Hélio Ansaldo foi para a TV Record logo depois da inauguração da emissora, em setembro de 1953, onde organizou o departamento esportivo e, anos depois ocupou a direção artística.

Foi Ansaldo quem comandou o primeiro programa musical da emissora ao lado de Sandra Amaral, mas ele não se limitou apenas as transmissões esportivas ou as apresentações de programas e telejornais e também se aventurou, na Record, como roteirista de alguns teleteatros.

Na emissora paulista, onde fez toda a sua carreira na televisão, Hélio Ansaldo criou programas jornalísticos como “Tempo de Notícias” e o “7º Andar, Encontro Marcado” que era exibido todas as quartas-feiras no horário nobre das 22h, onde ele entrevistava personalidades, políticos, esportistas e recebia cantores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na apresentação do noticioso “Record em Notícias", exibido durante anos no horário do almoço, e que se transformou em um dos programas de maior permanência no ar na emissora, Ansaldo se destacou também como comentarista político. Ele ficou no ar com esse telejornal até 1996, um ano antes de sua morte.

Hélio Ansaldo foi o que se pode chamar de “prata da casa”, e fez um pouco de tudo na TV Record, deixando sua marca como um dos mais importantes profissionais do telejornalismo da emissora. Em sua homenagem há uma praça com o seu nome na cidade de Santos.  

E na próxima semana: Antonio Marcos trocava a música pela teledramaturgia.

Comentários
Assista ao vídeo