Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Envelhecimento com qualidade é um dos desafios da população brasileira

12 de Abril de 2018

Segundo dados do IBGE, o envelhecimento da população brasileira acelerou-se nos últimos anos, apresentando crescimento de 16% entre 2012 e 2016. Hoje, a população com mais de 60 anos representa 14,4% e pode chegar a 19 milhões de pessoas até 2060.

Até lá, o país tem o desafio de promover a valorização das pessoas mais velhas e garantir políticas para que elas envelheçam com qualidade. Essa é a missão do promotor de justiça de Direitos Humanos, Delton Pastore, que participou do Programa Cartão de Visita nesta terça-feira (10).

“É importante dizer que essa causa é de todos nós, por isso o meu empenho em coletivizar a causa das pessoas idosas. Esse tema deve estar na cabeça de cada um de nós, porque todos seremos soldados no combate das disfunções sociais”, explica Pastore.

Ao falar sobre os cuidados com as pessoas idosas, o promotor ressalta as facilidades geradas pela tecnologia. Recursos como câmeras, que permitem o monitoramento à distância, e equipamentos de teleassistência, são bem-vindos nos riscos inerentes ao envelhecimento.

“Não há como refutarmos o uso da tecnologia porque previne várias situações de riscos que o idoso pode sofrer. Porém é preciso um trabalho de conscientização da importância desses equipamentos. O envelhecimento e seus efeitos exige informação e isso empodera a pessoa idosa’, explica o promotor.

Recentemente a HELP CARE lançou no mercado brasileiro um Botão de Emergência com Sensor Automático de Quedas. Nesse casto se o usuário sofrer um desmaio e uma queda repentina, o dispositivo aciona a Central de Atendimento automaticamente sem a necessidade de apertar o botão, trazendo mais segurança ao usuário e eficiência no serviço.

Delton Pastore aproveitou a gravação e visitou os bastidores da emissora Record TV.

Delton Pastore e Zacarias Pagnanelli
Foto: Karina Lajusticia

 

Comentários
Assista ao vídeo