Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Cartão de Visita: Estatuto do Idoso

13 de Agosto de 2013
Zacarias Pagnanelli, Dr. Mário Perussi, Marcelo Rezende, Délton Pastore,
Percival de Souza e José Paulo França Piva (Foto: Jaqueline Gea)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há pouco mais de um mês dos dez anos do Estatuto do Idoso, criado por meio da Lei 10.741, de outubro de 2003, o promotor do Idoso, Délton Pastore e o promotor de Direitos Humanos, José Paulo França Piva, estiveram nos estúdios da Rede Record em São Paulo.

Eles foram recebidos pelo presidente Luiz Claudio Costa, pelo jornalista Zacarias Pagnanelli, pelo apresentador Marcelo Rezende e pelo comentarista de segurança Percival de Souza. O promotor do Idoso destacou a importância do Estatuto para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos da terceira idade.

— O Estatuto é uma conquista efetiva das pessoas com 60 anos ou mais e tem orientado a ação de pessoas e órgãos voltados ao tema. Com o aumento da expectativa de vida os governos têm buscado instrumentos para o enfrentamento das adversidades que atingem o idoso, notadamente quando se encontrar em situação de risco, valendo destacar as Instituições de Longa Permanência de Idosos, os Centros-dia, benefícios sociais e o atendimento especializado na área da saúde.

Durante a visita aos estúdios da Record, Pastore pontuou que, apesar do Estatuto, o País ainda precisa avançar muito nos direitos dos idosos.

— Muito se avançou nessa área, mas muito ainda se espera, como a necessidade de planejamento da velhice, a inserção do idoso e o desenvolvimento de serviços que atendam à especificidade dos assuntos ligados a esse grupo de pessoas.

Sobre o Estatuto do Idoso

O Estatuto tem como princípio a inserção e igualdade socioeconômica da pessoa idosa, não se admitindo qualquer ação de preconceito e exclusão. Determina o compartilhamento de responsabilidades pelos idosos entre a família, comunidade, sociedade e o Poder Público.

Assegura aos idosos o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Com 118 artigos, o Estatuto estabelece, também, regras civis e penais, já que estabelece crimes específicos para aqueles que atentarem contra os interesses da pessoa idosa.

José Paulo França Piva, Celso Freitas, Zacarias
Pagnanelli e Délton Pastore (Foto: Jaqueline Gea)
Zacarias Pagnanelli, Délton Pastore, Marcos Mion, José Paulo
França Piva e Dr. Mário Perussi (Foto: Jaqueline Gea)
José Paulo França Piva, Délton Pastore, Adriana Araújo,
Celso Freitas e Dr. Mário Perussi (Foto: Jaqueline Gea)
José Paulo França Piva, Délton Pastore e Adriana Araújo (Foto: Jaqueline Gea)
Adriana Araújo, José Paulo França Piva e Délton Pastore (Foto: Jaqueline Gea)
Dr. Mário Perussi e Celso Freitas (Foto: Jaqueline Gea)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: R7

A coluna Cartão de Visita é publicada em diversos jornais do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros jornais a publicar a coluna foram O Santarritense, A Gazeta, O Farol, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), O Jornal Da Cidade, de Atibaia (SP) e o Correio do Papagaio, de Aiuruoca (MG), que circula em 28 cidades do sul de Minas. O programa Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, é exibido na Record News aos sábados, às 23h30, com reprise aos domingos, às 7h30.

Comentários
Assista ao vídeo