Colaboradores - Fabiano de Abreu

Morre a ativista e ex-mulher de Nelson Mandela, Winnie Madikizela-Mandela

3 de Abril de 2018

 Ícone na defesa da igualdade racial, Winnie lutou contra o apartheid

Winnie Mandela

Foto: Reprodução

 

Morreu nesta segunda-feira (02), a ex-mulher de Nelson Mandela, a militante sul-africana Winnie Madikizela-Mandela. ícone na defesa da igualdade racial, Winnie lutou contra o apartheid.

Através de comunicado, o porta-voz da família, Victor Dlamini, disse que ela morreu aos 81 anos em um hospital de Joanesburgo depois de "uma longa doença", que a obrigou a ser internada várias vezes desde o início do ano. "Ela sucumbiu pacificamente nas primeiras horas da tarde desta segunda-feira (02) cercada por sua família e entes queridos"

Winnie e Nelson se casaram em 1958, seis anos antes de ele ser condenado à prisão perpétua pelo regime de minoria branca.Durante os 27 anos de prisão de Mandela, Winnie continuou com a luta anti-apartheid, passou pela prisão, por prisões domiciliares, e confinamentos em uma localidade afastada de todos. O casal se divorciou em 1996 - dois anos depois que Mandela se tornou o primeiro presidente negro do país. Ele morreu aos 91 anos, em dezembro de 2013, deixando seus  seus bens para sua última esposa (Graça Machel), seus filhos e netos, bem como colaboradores, escolas e seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC). Ele não deixou nada para Winnie.

Comentários
Assista ao vídeo