Cultura - Música

Arena Blues Festival retorna este ano apresentando noite com grandes guitarristas

3 de Abril de 2018

Com realização da BlueBird Produções Culturais, o projeto ARENA BLUES FESTIVAL pretende reviver as grandes noites de Jazz e Blues em Ribeirão Preto e, novamente, colocar a cidade no eixo nacional do estilo. Já em sua sexta edição, mesmo fora de sua casa original devido a interdição do Teatro de Arena, o evento tem como foco principal apresentar shows de jazz e blues de alta qualidade. Com uma curadoria rigorosa, o evento mantém a tradição de trazer a cidades sempre grandes nomes do cenário blues nacional e internacional.

Para esta edição traz uma noite especial dedicada a guitarra, muito bem representado por grandes guitarristas brasileiros. Fernando Noronha, Victor Biglione, Otávio Rocha e o infitrião, Fred Sunwalk, prometem uma GUITAR NIGHT para ficar na história do festival.

Fernando Noronha é um ícone da guitarra blues nacional. Natural de Porto Alegre (RS), com uma carreira de 20 anos, Fernando se destacou na cena global do folk e do blues, realizou diversas tours anuais pela América Latina, 10 tours europeias e 2 nos EUA e no Canadá.

Sua sonoridade é identificada no Texas Blues, terra de grandes guitarristas como T-Bone Walker, Johnny Winter e Stevie Ray Vaughan, grandes influências em sua obra. Teve a oportunidade de trabalhar de perto com grandes nomes do blues, como B.B. King, Chuck Berry, Buddy Guy, Chris Duarte (que produziu dois de seus álbuns) Ron Levy e muito mais. 

Fernando Noronha

Victor Biglione consagrou-se no Brasil e no mundo como um dos maiores guitarristas da atualidade, conquistando reconhecimento do público e da crítica. Foi o único brasileiro a participar do New York Guitar Festival, nos EUA, onde também consolidou sua parceria com o ex-Police Andy Summers, gravando o segundo CD do duo, Brazil Splendid, em Los Angeles.

Já tocou e gravou com os principais nomes da MPB, passando por Gal Costa, Elis Regina e Chico Buarque. Compôs também trilhas sonoras para o cinema, TV e teatro, com diretores como Daniel Filho e Murilo Salles. Ganhou ainda o Grammy Latino pelo CD Crooner, gravado com Milton Nascimento. Biglione consagra-se também por ser o único brasileiro eleito pela Washburn, uma das maiores fabricantes de guitarras do mundo, para fazer parte do seu seleto grupo de melhores guitarristas do planeta.

Victor Biglione
 

 

Otávio Rocha é referência no Slide Guitar no Brasil, foi um desbravador do blues no Brasil e hoje é considerado um mestre da arte de tocar slide. Guitarrista da banda Blues Etílicos, que está na cena desde os anos 80, Otávio teve a honra de participar do lendário Festival Internacional de Blues, em 1989, que aconteceu em Ribeirão Preto e trouxe para a cidade nomes como Buddy Guy, Etta James, Albert Collins, Magic Slim, entre outros.  Foi a primeira vez que músicos de blues brasileiros tinham contato com artistas americanos do gênero. Neste época, blues ainda engatinhava no Brasil. Este evento marcou não só a carreira de Otávio, mas também se tornou um marco na história do blues no Brasil. Trazendo para Ribeirão Preto mais de 20 mil pessoas, inclusive da Argentine e do Chile, e concedendo a cidade o título de Capital Nacional do Blues.

Fred Sunwalk é fruto disso tudo. Nascido em Ribeirão Preto, o guitarrista hoje é um dos grandes nomes da guitarra Blues-Rock no Brasil. Tendo sua formação influenciada no estilo Chicago Blues, disseminado mundialmente por Muddy Waters e Buddy Guy, Fred Sunwalk se apresenta por festivais no Brasil afora e abriu shows de Buddy Guy e Little Jimmy King. Recentemente, fez uma turnê nos EUA com a saxofonista Vanessa Collier passando por 4 estados americanos e é o rithym guitar de Eric Gales em suas turnês pelo Brasil.

Fred Sunwalk
 

Segunda a revista Guitar Player: “Sunwalk tem um quê de Hendrix e tem a técnica debaixo dos dedos pra dizer o que quer.”

O palco principal do evento também irá receber o show de Adriano Grineberg Quarteto. Pianista, cantor e compositor, Adriano se tornou uma das principais referências do blues contemporâneo no Brasil nos últimos anos, tendo atuações de destaque nos principais festivais do país. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música nos últimos 2 anos (2016 e 2017) na categoria "Melhor Artista de Blues e Rock", realiza um trabalho pioneiro de levar o blues à conexões com outras linguagens ancestrais da música e da humanidade transitando por lugares como Índia, Paquistão, Irã, Mali, Benin, África do Sul, Zâmbia, Nigéria. Suas apresentações são sempre marcadas pelo enorme carisma do artista e interação com o público, fazendo do show uma grande celebração. Adriano Grineberg esteve presente na segunda edição do ARENA BLUES FESTIVAL, ainda quando estava sendo realizado no Teatro de Arena, numa noite com ingressos esgotados!

Nos intervalos dos shows do palco principal, ainda teremos a Arena Jazz Band, que foi formada especialmente para o festival com grandes músicos da cena jazz local, e se apresenta em um palco à parte no meio do público, trazendo à tona o clima das street bands de New Orleans. Com um repertório formado desde o tradicional jazz a clássicos da Dixieland e Swing Jazz, as apresentações da banda, que esteve presente em todas as edições, já se tornaram um clássico momento no evento.

Uma grande novidade para esta edição é a ampliação da área do bar, com 3 pontos de atendimento, lounge com DJ e a presença das cervejas Budweiser, além é claro, dos chopes especiais que são característicos do evento, servidos pela Cervejaria Colorado.

“Além das apresentações musicais, o público também poderá desfrutar de uma excelente gastronomia urbana e degustar chopes fresquíssimos da Cervejaria Colorado, além de incrementarmos o cardápio com cervejas long neck pra quem não abre mão das cervejas em garrafa.”, acrescenta Gláucia Japur, uma das produtoras do festival. Inspirado no conceito de street food, o espaço vai contar com diversas opções de Food Trucks num cardápio variado e opções veganas.

SERVIÇO

Evento: Arena Blues Festival

Data: 07/04/18

Local: Mansão Galo Bravo

Endereço: Rod. Alexandre Balbo, km 332 - Ribeirão Preto (SP)

Horário: a partir das 18h

Informações: imprensa@bbproducoes.com.br

Ingressos: R$ 40,00 / 20,00 (meia) – antecipado (lote 01)

Comentários
Assista ao vídeo