Cultura - Educação

5 curiosidades da Coréia do Sul

2 de Abril de 2018

O livro Pule, Kim Joo So, da autora, youtuber e jornalista Gaby Brandalise, se inspira em dramas coreanos para contar a história de Marina e Kim Joo So, duas pessoas de países e culturas completamente diferentes, que se conhecem de forma inusitada e acabam se envolvendo em uma trama surpreendente.

Confira algumas curiosidades presentes no livro sobre a Coréia do Sul, esse país de cultura milenar, e que hoje é considerado um dos maiores polos de tecnologia do mundo:

  1. Na Coréia você já nasce mais velho

Como assim? Na Coréia, a idade de um bebê é contado desde a fecundação, então quando uma criança nasce não é considerado que ela tem 0 anos como no ocidente, lá todo mundo já nasce com 1 ano de idade.

  1. Signos vs. Sangue

Você sabia que algumas pessoas pensam que os tipos sanguíneos influenciam em traços da personalidade da mesma forma que os signos? Não é uma prática tão comum assim, mas há quem diga que a personalidade de alguém é definida pelo sangue. Seguindo essa linha de pensamento, quem nasceu com o tipo A tende a ser mais introvertido e conservador, embora seja bastante criativo, por exemplo. 

  1. Se curvar significa respeito

Assim como em outros países asiáticos, na Coréia é comum se curvar ao cumprimentar alguém. O costume é que os mais jovens se curvem primeiro que os mais velhos, e quanto mais curvada for a reverência, maior respeito é demonstrado no cumprimento.

  1. Um dos acompanhamentos mais comuns da Coréia

Um dos pratos mais tradicionais do país é o Kimchi, feito de vegetais fermentados e condimentos picantes. Há aproximadamente 250 tipos diferentes de kimchi, sendo o mais famoso de acelga.

  1. Entregas em qualquer lugar

Vários estabelecimentos coreanos oferecem entregas domiciliares, mas não da forma que conhecemos no Brasil. É possível pedir a entrega de comida em qualquer lugar, no parque, na praia, faculdade...É só especificar e discar!

Título: Pule, Kim Joo So

Autora: Gabriela Brandalise

Editora: Verus

ISBN: 9788576866466

Ano: 2017

Páginas: 208

Preço: 29,90

SOBRE A AUTORA: Gaby Brandalise é jornalista, escritora e tem um canal no YouTube. Começou escrevendo fan fictions de cantores, bandas e seriados. Depois, partiu para romances, crônicas, artigos, poemas e até músicas. É casada e tem um gatinho lindo chamado Gandalf (que tem esse nome porque é cinza e meio velho). Considera-se viciada em dramas coreanos, kpop e pasta de amendoim. No mais, segue iniciando os regimes às segundas.

Sinopse: O que você faria se precisasse escapar da sua própria vida?
Marina vive em Curitiba, atormentada pelas agressões do ex-namorado. So vive em Seul, preso a uma culpa da qual não consegue se livrar. Em mundos tão distantes, mas carregando dores parecidas, a história dos dois vai se cruzar e fazer com que eles finalmente tomem o controle da própria vida, encontrando o ponto de virada que sempre buscaram. Pule, Kim Joo So é uma história ágil e original, que vai surpreender e divertir da primeira à última linha.

Comentários
Programa Compartilha Brasil