Colaboradores - Fabiano de Abreu

Nova campanha da Heineken é acusada de racismo

28 de Março de 2018

A marca retirou o vídeo do ar, mas negou que tenha sido racista

A nova campanha da marca de cerveja Heineken causou polêmica nas redes sociais. O anúncio mostra uma garrafa da marca sendo deslizada ao longo de um bar passando por pessoas negras até chegar a uma atriz branca com a frase “Sometimes, lighter is better”. O vídeo foi retirado após ser acusado de racismo .

O problema é que a palavra “lighter”, em inglês pode tanto ser interpretada como algo leve, sem muitas calorias – proposta da linha light da marca – quanto às cores claras. Sendo assim, o anúncio da Heineken pode ser interpretado tanto como “algumas vezes, mais leve é melhor” quanto “algumas vezes, mais claro é melhor”.

Após a propaganda chegar ao ar, o cantor americano Chance The Rapper condenou o comercial da marca em seu Twitter e ainda criticou, dizendo: “Acho que as empresas estão colocando de propósito anúncios visivelmente racistas para que possam obter mais visualizações”.

Em seu perfil pessoal, o artista ainda disse que, mesmo não querendo contribuir com a ação da marca, a publicidade é terrivelmente racista. Chance detalhou que não está pedindo boicote à empresa. “Estou apenas percebendo a frequência com que isso acontece”, finalizou.

Em contrapartida, outros usuários disseram que a campanha da cerveja estava focada na bebida e não teve nada de racista. Em nota publicada pelo portal internacional Metro , o porta-voz da marca, Bjorn Trowery, disse que, "apesar de achar que o anúncio tenha feito referência à nossa cerveja Heineken Light, erramos o alvo, vamos usar o feedback [desta ação] para influenciar futuras campanhas".

Comentários
Assista ao vídeo