Colaboradores - Lica Gimenes

Você sabia que cuidar dos pés é fundamental para saúde?

25 de Março de 2018

Os pés são a nossa base, são eles que nos levam para todos os locais e nos sustentam ao longo dos dias, mas quase nunca damos muita atenção a ele e não percebemos o quanto são fundamentais para a saúde do nosso corpo.

Podologia, vem do Grego, sendo podo = pés e logia = estudo, conhecimento. Sendo assim, podologia nada mais é do que uma ciência da área da saúde que trata, estuda, previne e diagnostica as alterações do pé e suas implicações no corpo.

A Podologia dedica-se ao estudo do pé em diferentes áreas, tais como: Dermatopodologia - alterações da pele e unhas) Ortopodologia - ortopedia do pé Podologia Geriátrica - intervenção no pé do idoso Podologia Preventiva - prevenção em diversos âmbitos: desporto, Diabetes, Reumatismo. Biomecânica - estudo estático e dinâmico do pé Podologia Infantil - tratamento do pé na criança Podologia Desportiva estudo funcional do pé do desportista Podologia e Pé de Risco pé diabético; pé reumático

Segundo Vanderlei Conti, podólogo da Rede New Face em Ribeirão Preto, o tratamento tradicional inclui assepsia dos pés, corte técnico das unhas, unhas encravadas, retirada de calos e calosidades, afecções e infecção (remover espiculas ungueais), breve hidratação e massagem.

Vanderlei Conti
 

Más hoje vamos falar um pouco mais a respeito da micose de unha ou onicomicose é uma infecção causada por fungos como bolor ou levedura, que deixa a unha amarela, deformada e grossa.

A onicomicose é uma infecção comum que acomete cerca de 10% da população adulta e 20% dos idosos. Seus sintomas costumam ser mais de origem estética do que clínica, sendo o escurecimento e o espessamento da unha os sinais mais comuns.

“A micose de unha pode alastrar rapidamente a outras unhas e causar mudanças significativas nas suas unhas. No mínimo algumas pessoas ficam com as unhas rugosas e num tom castanho escuro enquanto outras podem apenas ficar descoloradas.”Explica Vanderlei

“O Tratamento de micose de unha é multidisciplinar. Varia de pessoa a pessoa, mas pode levar até 1 ano para alcançar bons resultados, o que vai exigir paciência e disciplina por parte do paciente. Pés úmidos e não arejados favorecem o aparecimento de fungos que se alimentam de queratina, mais presente nas unhas dos pés. Normalmente a micose de unha surge na maior unha do pé por essa razão.” finaliza Conti

Quando detectado o problema, o podólogo auxilia no tratamento  podendo fazer a remoção parcial (limpeza) das unhas acometidas de micoses.

Faça uma avaliação geral dos seus pés regularmente e previna-se cuidando dos problemas que possam vir a ser detectado previamente.

Comentários
Programa Compartilha Brasil