Viver - Beber e Comer

Cervejaria Van Been chega ao mercado contando em seus rótulos histórias do passado

21 de Março de 2018

O mercado de cerveja artesanal no Brasil vem crescendo a cada ano, passando sempre por transformações e inovações para a conquista de novos adeptos. Em 2015 estimava-se 370 cervejarias artesanais, a expectativa para o fechamento de 2017 é de 600.

A Cervejaria Van Been ingressa no mercado brasileiro com o objetivo de espalhar pelos quatro cantos do país a cultura e os sabores dos elementos presentes na bebida, unindo qualidade, rótulos atrativos e preços acessíveis.

Nascimento da Van Been

No ano de 2012, Dante Casarotti, após ser presenteado pela sua esposa com um curso de fabricação de cerveja caseira, se apaixona pelo processo e inicia a produção para seu próprio consumo. Com o sucesso da produção, o hobby toma a forma empreendedora, com forte ligação da sua história, o nome Van Been é uma homenagem ao sobrenome da família de sua mãe, de origem holandesa.

A produção das cervejas é colaborativa, no meio cervejeiro conhecido como cervejaria “cigana”, que utiliza tanques de outras fábricas para a produção. Com enxuta produção, visando desenvolvimento de sabor com qualidade, o slogan da Van Been é de fácil percepção no gole da bebida, “A cerveja holandesa, de influência belga, nascida no Brasil”. A fábrica escolhida para a produção da cerveja é a Carranca, na cidade de Avaré, interior de SP.

“Como sou apreciador há alguns anos, me tornei seletivo para saborear, dessa forma, para desenvolver as receitas, busquei atender ao paladar de consumidores exigentes como eu, desbravando o universo cervejeiro da melhor forma, com parcerias com fábricas competentes, insumos de primeira e design diferenciado para atrair o público”, declara Casarotti, proprietário da Van Been.

Com característica de empreendedor de sucesso, aprofundou seus estudos sobre a família Van Been (referência para o nome da empresa), e constatou que as aventuras e experiências de vidas de seus antepassados seria uma ótima forma de ilustrar seus produtos, com isso, os rótulos contam um pouco da história da família, com um misto de ficção e realidade.

Projeção da Cervejaria

Para o inicio, a projeção é produzir 5.000 litros de cervejas por bimestre, e em pouco tempo alcançar a margem de 6.000 litros/mês. “A principio atenderemos no estado de São Paulo, nas cidades de São Paulo, Jundiaí, Campinas, Guarulhos, na região do ABC Paulista e Osasco. Mas como o mercado está em expansão, crescendo a cada ano uma média de dois dígitos, acredito que seja possível em 2018 outros estados receberem a qualidade das cervejas Van Been, afinal é um produto para um público que gosta de compartilhar informações de qualidade, e isso nos ajudará”, finaliza Casarotti.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo