Cultura - Teatro

A Caixa Cultural São Paulo apresenta Caranguejo Overdrive

20 de Março de 2018


Com direção de Marco André Nunes e texto de Pedro Kosovski, espetáculo é inspirado no Manguebeat de Chico Science
 

 

A Caixa Cultural São Paulo apresenta, entre os dias 22 de março e 1º de abril, o espetáculo teatral “Caranguejo Overdrive”, da Aquela Cia. de Teatro. A peça é inspirada no movimento Manguebeat, do saudoso músico pernambucano Chico Science, que mistura música eletrônica com tambores de maracatu. O espetáculo patrocinado pelaCaixa Econômica Federal tem ingressos grátis e classificação de 16 anos.

A trama narra a saga de Cosme, um ex-catador de caranguejos no mangue carioca que é convocado a lutar ao lado do exército brasileiro na Guerra do Paraguai, na segunda metade do século 19. Depois de sofrer um colapso mental no meio do campo de batalha, ele é dispensado e, ao voltar para a sua terra natal, encontra um Rio de Janeiro caótico e em transformação.

A cidade, com suas convulsões urbanísticas, está irreconhecível para esse homem. Cosme procura novamente o mangue, região que, em 1870, era conhecida como Rocio Pequeno – e hoje, Praça 11. Ele consegue um emprego na construção do canal que representou a primeira grande obra de saneamento na capital carioca.

Cosme já não sabe mais se é homem, caranguejo, soldado ou operário. Sua crise o obriga a abandonar tudo, a vagar pela noite, a mergulhar no delírio e a assumir, finalmente, a forma do crustáceo. Em cena, as canções originais de Felipe Storino (guitarra e direção musical) dialogam com a performance dos atores.

Outra grande referência da encenação é o livro “Homens e Caranguejos”, do escritor e geógrafo recifense Josué de Castro. A dura poética dessa obra pode ser exemplificada no seguinte trecho de seu prefácio “A Descoberta da Fome” (Lisboa, 1966):

“A lama dos mangues de Recife, fervilhando de caranguejos e povoada de seres humanos feitos de carne de caranguejo, pensando e sentindo como caranguejo. São seres anfíbios - habitantes da terra e da água, meio homens e meio bichos. Alimentados na infância com caldo de caranguejo - este leite de lama -, se faziam irmãos de leite dos caranguejos. [...] A impressão que eu tinha era a de que os habitantes dos mangues - homens e caranguejos nascidos à beira do rio - à medida que iam crescendo, iam cada vez se atolando mais na lama”.

O elenco conta com a participação dos atores Alex Nader, Carol Virguez, Eduardo Speroni, Matheus Macena e Fellipe Marques, além dos músicos Maurício Chiari, Pedro Leal e Pedro Nego.

Sinopse
Inspirada no Manguebeat de Chico Science, Caranguejo Overdrive narra a saga de Cosme, um ex-catador de caranguejos no mangue carioca na segunda metade do Século 19. Ele foi convocado a servir no exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai e acabou enlouquecido no campo de batalha. Quando Cosme volta ao Rio de Janeiro, encontra uma cidade caótica em transformação. Ele não sabe se é um homem, um caranguejo, um soldado ou um operário.

Ficha Técnica
Realização: CAIXA Cultural
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Direção: Marco André Nunes
Texto: Pedro Kosovski
Elenco: Carol Virguez, Alex Nader, Eduardo Speroni, Matheus Macena, Fellipe Marques
Músicos em cena: Maurício Chiari, Pedro Leal e Pedro Nego
Direção Musical: Felipe Storino
Iluminação: Renato Machado
Operação de luz: Tamara Torres
Produção: Thaís Venitt | Núcleo Corpo Rastreado
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO
CARANGUEJO OVERDRIVE – Aquela Cia. de Teatro
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) – próxima à estação Sé do Metrô
Data: De 22 a 25/03 e de 29/03 a 01/04
Hora: 19h15 (quinta a domingo)
Informações: (11) 3321-4400
Capacidade: 80 lugares
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: Grátis. Distribuídos a partir das 9h do dia do evento.
Acesso para pessoas com deficiências
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Comentários
Assista ao vídeo