Colaboradores - Fabiano de Abreu

Ex-porta voz da FEF Jorge Carretero tem apoio de Petkovic em pedido à UNESCO

16 de Março de 2018
Foto: MF Press Global
 

Sabe-se há tempos que o futebol tem grande penetração e aceitação social em diversos países, até mesmo os menos desenvolvidos, e que traz benefícios não apenas ao corpo e à saúde de quem o pratica, mas à sociedade de um modo geral. 

ONGs e ações sociais tem logrado êxito ao longo dos anos em usar o futebol como argumento para atrair a atenção das pessoas e um meio para a recuperação e reintegração à sociedade de jovens e adultos em periferias e comunidades carentes. Assim, em virtude de todos esses benefícios, uma iniciativa pretende reconhecer oficialmente estes benefícios em prol de toda a humanidade.

Jorge Carretero, ex porta voz da Real Federação Espanhola de Futebol, solicitou à UNESCO que reconheça o futebol como bem de interesse social, pois de acordo com ele, o esporte é hoje o maior agente de integração social existente. Para ele, o futebol tem penetração e aceitação social como nenhum outro esporte no mundo. “A importância desse esporte é tal que a FIFA tem mais países membros registrados que a própria ONU”, argumenta. 

A iniciativa de Carretero conta com o apoio declarado e irrestrito do ex-jogador sérvio Dejan Petkovic, ídolo do esporte no Brasil e considerado um dos melhores jogadores de sua geração. Petkovic decidiu unir-se à Carretero não apenas pelo carinho e consideração que tem por ele, a ponto de publicamente já ter declarado que o considera um pai, mas também por ele mesmo ser testemunha ocular da integração social que o futebol pode promover, em todas as classes sociais. Ambos estão fazendo campanha juntos para que a UNESCO reconheça o esporte como utilidade pública para a humanidade, declarando que este é um bem de interesse social, muito além do interesse desportivo. 

Jorge Carretero é especialista em comunicação empresarial, marketing e administração de empresas, com titulação MBA na área. Ele foi presidente da RSD Alcalá, e diretor do Curso Superior de Diretores Desportivos, além de um reconhecido conferencista internacional em assuntos de finanças desportivas. 

Comentários
Assista ao vídeo