Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna Memória: Kalil Filho

9 de Agosto de 2013

Ele nasceu Muny Kaliz e descendia de libaneses, mas ficou conhecido nacionalmente como Kalil Filho, o primeiro repórter Esso da TV Tupi, então o Canal 3 de São Paulo, e como aquele que era o primeiro a dar as últimas notícias e uma testemunha ocular da história, slogans que eram usados para caracterizar o noticioso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Kalil Filho nasceu na cidade de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, em 1930, e começou a carreira na Rádio Brasil de Adamantina, também no interior paulista, no final da década de 1940, com menos de 20 anos.

Em 1952, a bela voz e a postura correta de Kalil Filho como locutor o levaram a ser escolhido para se tornar o primeiro repórter Esso da nossa tv. Enquanto Kalil apresentava em São Paulo o “Repórter Esso”, o mais importante telejornal da década de 1950, na TV Tupi do Rio o comando do mesmo noticioso era de Gontijo Teodoro.

Ele apresentou o “Repórter Esso” durante 15 anos, se dividindo entre a TV e a Rádio Tupi. Depois, com o fim do noticioso, foi para a Rádio e para a TV Bandeirantes, em 1967, e ainda passou pela TV Record, onde chegou a apresentar programas de entretenimento como o “Guerra é Guerra”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Kalil Filho foi também o apresentador do show inaugural do Teatro Bandeirantes, na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, em São Paulo, em 1969, e conduziu o programa “Repórter Sucesso” na Rádio Bandeirantes, também no final da década de 1960.

Foi um dos nomes mais expressivos do telejornalismo brasileiro no início da nossa tv e morreu muito jovem, com apenas 39 anos, em 13 de abril de 1970, vitimado por um acidente automobilístico na recém construída Marginal Pinheiros, bem embaixo do viaduto da Avenida Rebouças, quando seu carro foi atingido por um caminhão guincho.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo