Viver - Saúde

Tecnologia auxilia os cuidados com população idosa

27 de Fevereiro de 2018

A queda de idosos é um evento bastante comum, sempre que há uma queda, é lógico que todos nós corremos para socorrer o idoso e, se precisar, levá-lo a um setor de urgência e emergência hospitalar, para tratar dos danos ocorridos (pancadas, hematomas e até fraturas).

Divulgação

Sabe-se que a queda é a principal causa de internação de idosos nos hospitais. As fraturas decorrentes destes eventos elevam significativamente o número de idosos que desenvolvem limitações no seu estilo de vida, podendo inclusive resultar em óbito. Outras consequências típicas deste tipo de acidente são as escoriações, entorses e a perda das funções cognitivas como audição, visão e propriocepção.

Em função de doenças preexistentes que estes pacientes muitas vezes possuem, como osteoporose, diabetes e pressão alta, as complicações das quedas também são muito mais recorrentes. A recuperação é mais longa, desgastante e dispendiosa do que nos casos de pacientes mais jovens e pode gerar um custo elevado com internação, medicamentos e procedimentos médicos para a família e o governo. Além disso, a mobilidade e mortalidade de indivíduos acima de 65 anos estão ligados à complicações posteriores a quedas.

Por isso, mais do que um infeliz evento pontual, a queda de um idoso é um desafio para a saúde pública e privada. O sistema público de saúde por exemplo, já trata a internação por fratura de fêmur como um problema de saúde pública e percebeu que trabalhar a prevenção da população é muito mais econômico do que tratar estes pacientes.

Pensado nisso a HELP CARE BRASIL criou o Serviço de Apoio e Teleassistência Emergencial, desenvolvendo produtos e soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantindo segurança e independência pessoal e ao mesmo tempo busca tranquilizar familiares e amigos.

Todos os dispositivos têm como função principal o acionamento do botão de emergência que envia o alerta para Central de Atendimento, comunicando contatos ou familiares cadastrados sempre que houver uma situação de emergência.

Os equipamentos possuem um sistema de viva-voz que permite o usuário conversar com a Central de Atendimento assim que o botão é acionado.

Recentemente a HELP CARE inovou e lançou no mercado brasileiro um Botão de Emergência com Sensor Automático de Quedas. Nesse casto se o usuário sofrer um desmaio e uma queda repentina, o dispositivo aciona a Central de Atendimento automaticamente sem a necessidade de apertar o botão, trazendo mais segurança ao usuário e eficiência no serviço.

Divulgação

A HELP CARE atua em todo território nacional e já inicia negociações pela ampliação dos serviços em toda América Latina.

Comentários
Assista ao vídeo