Notícias -

Prefeitura de São Paulo promove inclusão de pessoas com deficiência no carnaval

19 de Fevereiro de 2018

Protejo Alegria Acessível, organizado pela da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, SPTuris e Liga SP, tem como objetivo tornar a maior festa tradicional brasileira acessível para surdos e cegos. Para isso, a ação levou audiodescrição e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos desfiles das Escolas de Samba do grupo especial no Sambódromo do Anhembi, nos dias 9 e 10 de fevereiro e no desfile das campeãs, dia 16 de fevereiro.

O projeto vai reunir um grupo de 50 pessoas – entre cegos, surdos, intérpretes de Libras e membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD-SP) - para prestigiar o carnaval paulistano no Espaço da Cidade.

Os convidados poderão experimentar os recursos de acessibilidade durante o desfile, obtendo uma nova percepção sensorial. Pessoas com deficiência visual ligadas a entidades também participarão da atividade para avaliar a descrição falada e opinar sobre como melhorar a inclusão da pessoa com deficiência no carnaval paulista. E para aqueles que não estiverem no Sambódromo poderão acompanhar a audiodescrição pelas redes sociais da SMPED.

Já os surdos, acompanharão os vídeos com a tradução em Libras dos 14 sambas-enredos das agremiações que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo no projeto “Samba com as Mãos”.

Tradução simultânea em Libras do Carnaval de São Paulo
Foto: Arquivo Prefeitura de São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Todas as pessoas com deficiência tem o direito de acessar e participar das festas de São Paulo, ainda mais a maior festa cultural do Brasil! Oferecendo acessibilidade, a folia se torna cada vez mais inclusiva e todos, pessoas com e sem deficiência celebram juntos”, explica o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O Sambódromo do Anhembi possui áreas reservadas para pessoas com deficiência em todos os setores, contando com 70 lugares para cadeirantes e mais 70 para acompanhantes, todos com visibilidade garantida. Além disso, a Prefeitura de São Paulo também oferece transporte gratuito para pessoas com deficiência com as vans do serviço Atende+, das estações Barra Funda e Tietê do Metrô, e estacionamento localizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

João Dória Jr. e os participantes do Programa Alegria Acessível
Foto: Arquivo Prefeitura de São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a capital possui 2,7 milhões de pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência, sendo 346 mil pessoas com deficiência visual e 120 mil surdos.

Comentários
Assista ao vídeo