Viver - Beleza

Muito além dos filtros solares

16 de Fevereiro de 2018

Estamos no verão e a preocupação em se proteger dos danos solares se redobra. As opções são tantas que nos perdemos na escolha de um bom filtro solar, mas hoje os estudos mostram que a quantidade aplicada é fundamental para termos uma proteção real. No dia a dia isso não acontece, então temos uma proteção parcial, sendo necessário usarmos outros artifícios para proteger a pele.

Sempre pensamos em nos proteger dos raios UVB, responsáveis pelo escurecimento ou bronzeado da pele mais na superfície. Entretanto, temos os raios UVA, que passam por nuvens, vidros e estão presentes o ano todo, atingem as camadas mais profundas da pele e são responsáveis pelo foto-envelhecimento e pela produção de danos maiores na estrutura da pele. E, por último, o menos lembrado: o calor gerado pela radiação Infra Vermelho A, que pode ser oriunda do sol, do secador e de equipamentos que geram calor, produzindo radicais livres em todas as camadas da pele e chegando até a hipoderme (transcutâneo), o que acelera o envelhecimento e a degradação do colágeno.

Como proteger a pele de uma forma efetiva se o Fotoprotetor (FPS) tem que ficar sob a pele? Como neutralizar a ação destes vilões nas camadas mais profundas da pele? O que podemos fazer de efetivo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolher produtos que possam reforçar a proteção natural da pele é um dos caminhos para diminuir os danos ao longo do tempo. A palavra-chave para essa defesa é o “sistema antioxidante”. As vitaminas C e E são os antioxidantes clássicos, extremamente importante para iniciar o combate ao excesso de radicais livres que são gerados diariamente. Mas, atualmente, somente eles não são suficientes para nos proteger. Com a evolução da tecnologia, novos bioativos foram pesquisados e sintetizados para chegar às camadas mais profundas da pele, protegendo e neutralizando os radicais livres de várias espécies.

O Alistin é um peptidomimético da carcinina, que tem ação antioxidante avançado, protegendo a pele em três dimensões, desde o DNA, até a célula e a proteína, além de possuir uma ação antiglicante, diminuindo os malefícios causados pelo excesso de açúcar na alimentação. O Alistin está presente em marcas renomadas de dermocosméticos, que vão desde protetores solares a anti-aging, por melhorar o sistema de defesa da pele de forma efetiva.

Outra novidade é um antioxidante que neutraliza os danos causados pela radiação Infra Vermelho A e Luz Visível, além das outras radiações. O OTZ 10 é uma oxitiazolida que possui uma alta estabilidade molecular e chega nas camadas mais profundas da pele e, durante o processo, combate os radicais livres, formando a taurina- um aminoácido conhecido pela sua ação energizante, hidratante e protetora do DNA. Aqui temos uma proteção 360º. Os produtos de uso tópico ou via oral podem ser formulados por seu médico e ajustados para as necessidades específicas de cada pele.

Manter a pele jovem e protegida vai muito além do uso de filtro solares. É importante complementar e observar sempre se há um bom sistema antioxidante na formulação, pois é fundamental para manter a saúde da pele.

 

CLÍNICA WOMAN – Médico Responsável – Ailthon Takishima – CRM 64098

EndereçoR. Bento de Andrade, 40 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 04503-000

FONE: 5575-7503 ou atendimento@clinicawoman.com.br

Comentários
Programa Compartilha Brasil