Colunistas - Bem Estar e Saúde

A cura e o equilíbrio através da rotina

10 de Fevereiro de 2018
Foto: Divulgação 

A médica Silvia Lagrotta, sempre acreditou que saúde não significa apenas a ausência da doença, e sim o equilíbrio entre o bem-estar físico, mental e espiritual-social. Silvia, especialista em geriatria, medicina do exercício e "Health Coaching", vem ajudando inúmeros pacientes a estabilizarem e até mesmo reverterem a evolução das suas doenças crônicas, além de oferecer diversos programas de saúde com atividades práticas e teóricas para quem busca um envelhecimento ativo e uma rotina de vida saudável.

 

Através da medicina do estilo de vida, especialidade que surgiu nos Estados Unidos e está em ascensão no mundo todo, a médica vem mostrando como mudanças simples na rotina podem impactar significativa e positivamente na qualidade de vida da população. A medicina do estilo de vida engloba pilares como boa alimentação, gerenciamento do estresse, prática de exercícios físicos, saúde do sono, vida social e amorosa equilibrada e a importância de ter maior contato com a natureza. Cedo ou trade, o desequilíbrio destas ações refletem negativamente no organismo, diminuído a qualidade de vida ou até mesmo sendo o gatilho inicial para o surgimento das doenças inflamatórias como as doenças cardíacas, diabetes, e até mesmo câncer. 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 90% de toda a população mundial sofre com o estresse. Aqui, no Brasil, estima-se que até 70% das pessoas sejam atingidas por este mal. Este sintoma já é o primeiro passo para o desenvolvimento de milhares de doenças.

Além das consultas individuais, Dra. Silvia coordena programas de saúde e turmas de coaching com o objetivo de conduzir e apoiar as mudanças do estilo de vida de seus pacientes “É preciso conhecer a rotina, entender as necessidades e dificuldades para então, juntos, cuidarmos da saúde do paciente de forma global e integral. Os resultados são sempre surpreendentes. Casos de diminuição do número de medicamentos de uso contínuo, emagrecimento, melhora da quantidade e qualidade do sono, reabilitação cardíaca e metabólica e até mesmo a reversão de alguns tipos de câncer como o de mama e de próstata. Esses são alguns dos exemplos mais frequentes”, afirma a especialista.

Comentários
Assista ao vídeo