Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Promotora de Justiça da família participa do programa Cartão de Visita

7 de Fevereiro de 2018

Nesta terça-feira (07), a apresentadora Débora Santilli recebeu a promotora Dra. Renata Masagão para gravação do Programa Cartão de Visita. Especialista em Justiça da família, Renata trouxe aos estúdios um tema bastante abrangente: a pensão alimentícia.

Dra. Renata Masagão visita estúdios da Record TV em São Paulo
Foto: Bianca Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Taxada como a única lei que realmente funciona no Brasil, a pensão alimentícia é a quantia fixada pelo juiz a ser atendida pelo responsável para manutenção dos filhos. Para a concessão da pensão alimentícia o juiz deve observar a existência de três parâmetros:

- Primeiro a necessidade desse filho, quais são os custos de moradia, alimento, vestuário e tudo mais; e também ver a possibilidade desses pais. Um terceiro fator é a proporcionalidade, ou seja, se um pai ganha mais do que a mãe ele pode e deve contribuir mais do que a mãe, declara a promotora.

Renata conta que escolheu sua área de atuação por ser um assunto muito próximo a todas as pessoas e ainda existirem muitas dúvidas e curiosidades sobre o tema. Como é feito o cálculo? Quais são as punições para quem não paga? Como a partilha é feita em caso de guarda compartilhada? Essas são perguntas recorrentes e foram respondidas pela promotora ao longo da entrevista.

Além do Direito, Renata também tem paixão pela arte e encontra na pintura seu hobby favorito.

- Fiz a Escola Panamericana de Artes junto com o Direito e era bem mais gostoso desenhar minhas pranchetas a nanquim do que estudar cada livro de não sei quantas páginas do livro de direito. Mas quando eu fui ser estagiária de família do Ministério Público eu realmente me apaixonei por isso, conta a promotora.

Dra. Renata Masagão em cerimônia de posse do Ministério Público
Foto: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A promotora conheceu os bastidores da emissora acompanhada pela assessoria executiva institucional da Record TV.

Comentários
Assista ao vídeo