Colaboradores - Tamara Almeida

A melhor maneira de descobrir a Patagônia Norte Chilena

30 de Janeiro de 2018

Por Tamara Almeida

Por um século, a Patagônia do Norte tem sido a parte mais acidentada e remota do Chile continental, o lugar onde poucos pioneiros estabelecem uma existência selvagem. Embora a vida ainda possa ser difícil para os seus moradores, não falta cenário. Floresta exuberante  e picos não escalados agulham no horizonte, mas a essência deste lugar é a água, desde os rios em cascata até os lagos turquesa, geleiras maciças e fiordes labirínticos.

 

Localizado em Puerto Chacabuco na Patagônia Norte o Hotel Loberias Del Sur oferece alojamento de primeira em sua bem cuidada construção em madeira. Um café da manhã maravilhoso de cortesia é servido diariamente. Com quartos amplos e confortáveis o Loberias Del Sur também conta com uma sauna e um centro de fitness, que os hóspedes podem usar a sua conveniência. Restaurante com serviço de buffet variado que mistura perfeitamente a cozinha local com a internacional. O serviço de quarto também está disponível.

 

No Loberias Del Sur os hóspedes são bem-vindos para usar as instalações comuns, como o jardim, o salão compartilhado e a sala de jogos. Há uma recepção aberta 24 horas no hotel, que pode ajudar a organizar passeios. Serviços de transporte também podem ser providenciados.

O hotel oferece programas nos quais se conhecem os principais atrativos da região. Um deles é ir até a geleira San Rafael, numa viagem pelo dia a bordo do moderno catamarã Chaiten, com café da manhã, almoço e petiscos de tarde, com bar aberto, karaokê e música que embala os dançarinos. Esta geleira é o xodó da Patagônia Norte, imperdoável deixar de visitá-la. Setenta metros de altura e um quilômetro e meio de gelo, haja uísque para beber a sua saúde!

 

O navio passa três horas frente a esse paredão de gelo. Os passageiros tem a oportunidade de acesso até ele em lanchas zodiac para passear entre as formações geladas, com cores que vão do azul profundo ao verde intenso, até grandes blocos absolutamente transparentes. Uma experiência mágica que o deixará literalmente gelado. Os programas  do Loberías Del Sur incluem também uma visita as Catedrais de Mármore do lago General Carrera, o parque nacional Queulat, as águas quentes de Puerto Perez e o parque Aiken do Sul, com direito a churrasco de cordeiro e os bons vinhos chilenos. O Loberías Del Sur é um excelente e finíssimo  “acampamento base” para quem deseja percorrer a região.

 
  • Lago General Carrera - o maior do Chile. Tem uma parte na Argentina, mas lá se chama, obviamente, General San Martin. Em Puerto Rio Tranqüilo se oferecem passeios até as Catedrais de Mármore, fantásticas formações desse material produzidas pela erosão da água e do vento.
  • Parque Nacional Queulat - pode-se ter uma clara e impactante idéia da mudança que está sofrendo o planeta por causa do efeito estufa. A geleira pendurada Queulat se distingue no alto da montanha, e a monumental cascata mostra sua rápida desintegração pelo calor.

A cidade vizinha é Aysén que tem um pequeno centro de artesanato, lojas, bancos e alguns restaurantes. Vale uma recorrida. No pequeno povoado de Cerro Castillo uma visita interessante, as rocas das mãos, declarado monumento nacional. São figuras feitas por nativos, que deixaram suas mãos pintadas como com aerógrafo, há pelo menos 15 mil anos atrás. Aqui uma prova irrefutável da adaptabilidade humana aos elementos e climas hostis. As forças da natureza estão presentes em todo o trajeto. Depois do povoado de Cerro Castillo aparece o rio Ibañez num largo e formoso vale.

 

A Patagônia Norte é aquele lugar que Darwin chamou "o deserto verde". Ele percorreu os canais patagônios a bordo do Beagle, em 1834. Há 35 mil anos, esta região era coberta de gelo. A grande e última glaciação do planeta deu à Patagônia seus caprichosos contornos geográficos. Todas as montanhas, morros e ilhotas que há na região têm uma fina capa vegetal. Os fiordes, muito comuns nesta região, foram produzidos pelo derretimento das geleiras, que permitiram a entrada da água do mar, dando a essas paisagens contornos caprichosos e acidentados. Embaixo é rocha pura. Quem faz o percurso de carro perceberá nitidamente isso. A fina capa vegetal da Patagônia não nasceu quando o gelo derreteu. Demorou centenas de anos para que os ventos depositassem terra nas fendas da rocha, depois nasceram os liquens e os fungos próprios da umidade e para que a rocha fosse coberta por esses centímetros de terra. Um lugar simplesmente incrível!

Para maiores informações sobre o Hotel Loberias Del Sur: http://www.loberiasdelsur.cl/

Agradecimento especial: Jaime Borquez

Acompanhe Tamara Almeida também pela Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/viagenstamaraalmeida e pelo Instagram: @tamaraalmeidas

Comentários
Assista ao vídeo